Sem publicidade, curtidas nos candidatos ao governo mínguam no Facebook
   14 de julho de 2014   │     17:49  │  4

Até o último dia 5 de julho, quando os candidatos ainda podiam promover suas páginas, com a compra de publicidade, o número de curtidas nas páginas de Renan Filho, Benedito de Lira e Eduardo Tavares aumentava numa velocidade quase dez vezes maior do que no período seguinte, em que o TRE  passou a proibir a propaganda paga.

O candidato que aparentemente tirou maior proveito da compra de curtidas no Facebook foi Eduardo Tavares, do PSDB. Em pouco mais de um mês ele saltou de 5 mil para 67 mil curtidas. Seu maior crescimento no entanto foi verificado na última semana antes de acabar o prazo do TRE em que ET teve mais de 20 mil curtidas  – média de 3mil por dia.

Na avaliação de especialistas o rápido crescimento de Tavares só foi possível pela compra de curtidas em todo o país.

“Esse número de curtidas serve apenas para impressionar, mas não tem valor efetivo. Pelo que apurados menos de 30% das curtidas de ET vieram de Alagoas”, de A.M. especialista em rede sociais que está atuando na campanha em Alagoas.
Por conta dessa observação, o blog vai retomar o  “monitoramento” das páginas dos principais candidatos ao governo levando em consideração dois novos critérios: o número total de curtidas e as novas curtidas a partir da proibição da publicidade.

No número total, Eduardo Tavares está na liderança com 67,8 mil, seguido de Renan Filho com 61,1 mil e Benedito de Lira, com 24,6 mil.

No número de novas curtidas, Renan Filho que liderava no Facebook até a “disparada” do candidato tucano, lidera com 596, seguido de Benedito de Lira com 320 e Eduardo Tavares, com 147.

A amostragem utilizada para esta questão foi a feita a partir do dia 7 de julho, quando as páginas dos candidatos já estavam, aparentemente, sem a influência da compra de curtidas.

curtidas fb julho 1_14

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Pedro Henrique

    Tenho acompanhado as redes sociais, analisando as propostas dos candidatos etc. ET teve uma crescente absurda em 2 semanas, muito estranho… O candidato alagoano tem conquistado curtidas de todo Brasil? É candidato ao governo ou a presidência? rs Estamos de olho ET!!!!!

  2. Marcio Carvalho

    A maquina do poder não ira reinar nessa eleição,infelizmente a rede social Facebook é uma empresa de publicidade.Se quero ter 70 mil curtidas pago e tenho,ET inicia a campanha assim , o povo não vai deixar a maquina do governo intervir no processo eleitoral ,o povo não vai viver mas 4 anos de atraso com ET e no governo.

  3. Antonio Carlos Amorim

    Sr. Edivaldo,vendido mesmo é esse grupo que compõe o lado direito desse site,no qual o Sr. se incluí,primeiro vocês, publicam uma porção de inverdades a mando do seu patrão amigo do doleiro,dizendo que a campanha do ET não decola,agora que ver a nave do ET se aproximar cada vez mais para pouso no palácio República dos Palmares,estão em polvorosa,tomando esporro do patrão,ou seu jornalista, veja os adesivos dos candidatos nos carros o ET já é em muito maior de pessoas,pergunta a seu patrão se são comprados também de outros estados? bando de incompetentes,isso é só pra você saber o que a rua está pensando,não publica mesmo,aí é tudo comprado,aliás ia esquecendo, o CADA MINUTO também é,o Reinão dos bois de ouro comprou e só publica o que for favorável ao filhote, a imprensa nacional já está se instalando aqui em Maceió,vamos ver o que eles vão publicar desses dois bons cidadãos.

Comments are closed.