TRE/AL muda o tempo de TV de candidatos ao governo em AL
   16 de agosto de 2014   │     18:43  │  0

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas publicou, às 16h56 deste sábado, 16, o novo cálculo do tempo que os candidatos a governador de Alagoas poderão utilizar no horário gratuito de propaganda eleitoral, que começa a ser exibido a partir da próxima terça-feira, 19.

A nova divisão do tempo foi feita, como antecipou neste sábado, 16, a coluna Mercado Alagoas, da Gazeta de Alagoas, em função da redução do número de candidatos a governador.

Após a renúncia do candidato a governador Jeferson Piones, protocolada em 31 de julho, o PRTB tinha 10 dias para apresentar um substituto. Como nenhum nome foi apresentado dentro do prazo, o partido perde o direito de disputar o cargo.

O tempo informado no site do TRE, até sexta-feira, 15, a noite, levava em consideração nove diferentes candidatos, mas, como se sabe, ficaram apenas oito, o que obriga o tribunal a fazer novo cálculo.

O maior impacto da nova divisão foi no tempo (um terço) que é dividido igualitariamente entre todos os candidatos.  Os candidatos ao governo terão no total 20 minutos que serão usados em dois diferentes blocos, totalizando 40 minutos diários, na TV e no rádio.

Com a redução no número de candidatos as coligações que permaneceram ganharam,cada uma, cerca de seis segundos.

O tempo igualitário de cada candidato a governador era de exatos 00’44”44 (44 segundos e 44 centésimos). Com a saída de Piones, o tempo foi recalculado, ficando em exatos 50 segundos.

Renan Filho, do PMDB ficou com 8min33s, seguido de Benedito de Lira, do PP, com 4min47s e de Júlio Cezar, do PSDB, como 2min20s. Mário Agra, do PSOL, ficou com 54s. Já Golbery Lessa, do PCB e Luciano Balbino do PTN ficaram, cada um, com 50 segundos e Joathas Albuquerque do PTC e Adroaldo Goulart do PEN ficaram,  cada um, com 51 segundos.

Tempo de senador não muda

O tempo do guia eleitoral de senador não vai mudar. Isso porque o PRTB, embora não tenha candidato ao governo, decidiu manter a candidatura de Oldemberg Paranhos ao Senado.

Veja como ficou

A tabela abaixo mostra como estava e como ficou o tempo dos candidatos a governador. O guia eleitoral começa no próximo dia 19, mas o primeiro programa dos candidatos a governador só irá ao ar a partir da quarta-feira,20.

O guia eleitoral será exibido de segunda a sábado na TV e no rádio. Os programas dos candidatos ao governo (20min), Senado (10min) e deputado estadual (20min) serão exibidos às segundas, quartas e sextas. Os programas de presidente (25min) e deputado federal (25min) serão exibidos às terças, quintas e sábados.

No rádio os programas em dois horários, de 7h00 às 7h50 e das 12h00 às 12h50. Já nas TVs o horário vai das 13h00 às 13h50 e das 20h30 às 21h120.

Além desses programas serão exibidas inserções (anúncios) diariamente, todos os dias, durante a programação das TVs e dos rádios.

A tabela completa pode ser acessa no link a seguir: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-al-distribuicao-de-tempo-governador-propaganda-em-rede

Novos horários no rádio e TV

Com o início da propaganda eleitoral gratuita o horário da programação do rádio e da TV passa por mudanças. Alguns programas terão mudanças de horário, outros ficarão menores ou até ficarão fora do ar durante o período do guia eleitoral. Fique atento a programação da sua emissora.

guia eleitoral