Veja como está a disputa RF x Biu por nível de escolaridade
   12 de setembro de 2014   │     18:41  │  0

A segunda pesquisa Ibope/TV Gazeta, divulgada nesta quinta-feira, 11,  sobre as eleições 2014 em Alagoas não mostra grandes alterações , em relação ao primeiro levantamento divulgado no dia 14 de agosto.

O candidato do PMDB ao governo, Renan Filho permanece na liderança, com 43% das intenções de voto – crescimento de 1 ponto percentual (p.p.) em relação ao levantamento anterior, enquanto Benedito de Lira, candidato do PP ao governo mantém a segunda colocação, com 26% das menções (eram 23% em agosto).

Uma leitura mais detalhada revela que as grandes oscilações entre os dois candidatos se dá entre faixas de escolaridade e renda.

Renan Filho melhorou entre os eleitores de nível superior, enquanto Biu reagiu entre eleitores de nível médio, revela o Ibope:

“Apesar de as intenções de voto em Renan Filho manterem-se praticamente estáveis para o total da amostra, destaca-se seu crescimento entre eleitores que cursaram de 5ª a 8ª série (43% para 55%; segmento em que obtém seu melhor desempenho nesta rodada) e entre eleitores cuja renda familiar é maior que 2 salários mínimos (de 40% para 45%).

Destaca-se também seu crescimento expressivo entre os que têm curso superior, apesar de apresentar índice menor em relação ao total da amostra: vai de 25% para 33%, ante recuo de Lira de 29% para 18% das intenções de voto neste segmento.

Já o crescimento das intenções de voto em Benedito de Lira é mais significativo entre eleitores de 35 a 44 anos (de 19% para 30%) e entre eleitores que possuem o ensino médio, em que vai de 27% para 34% das menções, ante o recuo de Renan Filho de 45% para 39% neste segmento”.

ibope-escolaridade

Primeiro turno

De acordo com a segunda pesquisa Ibope/TV Gazeta, os demais candidatos (Julio Cezar, do PSDB; Mário Agra, do PSOL; Coronel Goulart, do PEN; Golbery Lessa, do PCB; Joathas Albuquerque, do PTC e Luciano Balbino, do PTN) têm, cada um, 1% das intenções de voto ou menos. Brancos e nulos somam 15%, enquanto 13% não opinam a respeito.

Considerando que Renan Filho possui 43% das menções e a soma das intenções de voto de seus adversários chega a apenas 29%, o peemedebista seria eleito em primeiro turno se a eleição para governador de Alagoas fosse hoje.

Voto espontâneo

O Ibope também fez o levantamento do voto espontâneo: “Quando não é apresentado aos entrevistados o disco contendo o nome dos candidatos, 44% do eleitorado alagoano não declara em quem votaria para governador (10 p.p. a menos que o observado em agosto). Renan Filho apresenta 23% das menções espontâneas (10 p.p. a mais que na primeira pesquisa), enquanto Biu Benedito de Lira é citado por 14% (eram 9% em agosto). Entrevistados com intenção de votar branco ou nulo somam 17% nesta medida.

Metade do eleitorado alagoano (51%) acredita na eleição de Renan Filho, independentemente de sua intenção de voto (4 p.p. a mais do que o observado em agosto). Outros 22% creem na vitória de Biu (eram 17% na medição anterior). Eleitores que não opinam somam 26% (6 p.p. a menos que na primeira pesquisa).

Pesquisa completa

Acesse neste link o texto e a pesquisa completa do Ibope: http://eleicoes.ibopeinteligencia.com/Paginas/Renan-Filho-permanece-em-primeiro-na-disputa-pelo-governo-de-Alagoas.aspx