Quem foi o grande perdedor do debate na TV Gazeta?
   1 de outubro de 2014   │     17:01  │  8

Num debate marcado por troca de acusações e pegadinhas é fácil deduzir que a maioria dos candidatos ao governo de Alagoas está completamente despreparada até para a disputa em si, que dirá para governar o estado.

Debate de maior audiência durante toda a campanha eleitoral deste ano, o “encontro” que a TV Gazeta de Alagoas realizou nesta terça-feira, 30, a noite, deveria servir para a apresentação de propostas – uma oportunidade para tirar as dúvidas do eleitor. Não foi o que se viu.

Nas ruas, o debate ainda é lembrado até agora com boas gargalhadas. Teria sido um show de humor? E qual o motivo da piada?

O eleitor ri para não chorar. Faltaram propostas. Faltou bom senso. E quem perde mais com tudo isso é o próprio cidadão que vê uma oportunidade tão importante jogada fora.

O desempenho de cada um

Justiça se faça. Se todos os candidatos perderam (ou deixaram de ganhar), alguns perderam mais que outros.

O candidato do PP, Benedito de Lira, preferiu partir para o ataque e terminou se complicando. Biu teve dificuldade para fazer perguntas, mesmo com a cola (papel) do texto na mão e não conseguiu apresentar, na prática, nenhuma proposta. Disse apenas que sabe fazer e que vai fazer, mas terminou assumindo que é o responsável pela Educação no segundo governo de Téo Vilela.

“Bombardeado” por Benedito de Lira e Mário Agra (PSOL), Renan Filho (PMDB) foi o único, além de Júlio Cezar (PSDB), que conseguiu apresentar propostas concretas. Ele propôs a construção de hospitais no interior, renegociação da dívida com  aplicação dos recursos para educação, reforço na segurança e até meio ambiente, mas gastou grande parte do tempo se defendendo de acusações feitas nas perguntas, nas réplicas e tréplicas.

Mário Agra concentrou seus ataques em Renan Filho e tentou até  uma pegadinha ao perguntar se candidato sabia o nome de pássaros ou conhecia as reservas ambientais do município – que teria sido destruídas pela família dele. RF mostrou que conhecia o tema e terminou alfinetando Agra: “se você quiser discutir Murici lhe convido a mudar o título e disputar a prefeitura da cidade”.

Júlio Cezar, apesar de prejudicado por uma maquiagem excessiva, conseguiu vender bem seu peixe e, além da Educação, que será uma de suas prioridades, disse que vai trazer 100 novas indústrias para Alagoas e dar continuidade ao programa habitacional do governo Vilela: “em sete anos foram construídas 50 mil casas, quase o dobro das  26 mil casas construídas por todos os outros governadores de Alagoas, juntos”.

“Escanteados”, o Coronel Goulart, que participou graças a uma liminar e Joathas Albuquerque (PEN) conseguiram melhorar a participação em relação a debates anteriores, mas não o suficiente para ganhar a atenção da maioria dos telespectadores. Goulart foi  de chamado de laranja, enquanto Joathas preferiu “bater bola” com Mário Agra.

A voz das ruas

Considerando apenas os dois candidatos à frente nas pesquisas, quem se beneficia do resultado do debate é Renan Filho, que conseguiu falar melhor. Benedito de Lira perdeu porque passou insegurança, não apresentou propostas e  titubeou em algumas perguntas e respostas. No geral foi isso que ouvi de várias pessoas o dia inteiro

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Paulo

    Renazinho não respondeu quando foi perguntado sobre o desvio da merenda escolar.
    Infelizmente no Brasil é assim, pessoas com histórico desse, ainda pode ser candidato.

  2. CABO PM

    OS POLITIZADOS ALAGOANOS TEM RESPOSTA PRA TUDO,SOLUÇÃO PRA TUDO,DIFÍCIL É ENXERGAR UM PALMO Á FRENTE DO NARIZ A NOSSA REALIDADE,É SIMPLES,TEMOS DOIS CANDIDATOS AMBOS COM PROBLEMAS DE DENÚNCIA LIDERANDO A PESQUISA,RESTA APENAS UMA PERGUNTA,BIU COCHILA É MAIS PREPARADO QUE RENAN FILHO?ONDE?QUANDO?ME RESPONDAM APENAS ISSO.

  3. jonas freitas

    Nunca na minha vida de cidadão não vi coisas tão ridículas como esse debate com postulante ao governo de Alagoas…Alagoas está pobre em tudo… Não temos lideres neste estado. são todos farinha do mesmo saco. Nós eleitores sair das suas casa para votar nesses cidadão candidatos… Vamos respeitar. Ser governados por esses cidadão que se diz… Alagoas já está dentro de uma grande buraco. Imaginem ser administrado…

  4. Lionel

    O grande perdedor foi o Renan Filho, que deixou Murici na miséria, e ainda por cima, de acordo com o que foi dito no debate, desviou a o dinheiro da merenda escolar de Murici.

    Sujeito igual a esse, merece o desprezo!

  5. Marcus

    Claro que você ia dizer que o melhor era o Renan Filho né caro Edivaldo Junior? Lembre-se que falar bonito e se expressar bem não significa que é o melhor! MURICI que o diga!

Comments are closed.