Aécio Neves passa Marina Silva, de Virada, em nova pesquisa
   4 de outubro de 2014   │     16:02  │  1

A rivalidade entre PT e PSDB deve ser reeditada novamente nas eleições  presidenciais deste ano. A pesquisa eleitoral com abrangência nacional divulgada neste sábado, 4, da CNT/MDA confirma a tendência de queda de Marina Silva e de crescimento de Aécio Neves, já apontada em outros institutos.

Na pesquisa divulgada neste sábado Aécio Neves passa, de  virada, Marina Silva e assume o segundo lugar, ampliando suas chances de disputar um eventual segundo turno com a presidente Dilma Roussef, do PT, que concorre à reeleição.

Na pesquisa estimulada CNT/MDA Dilma ficou estável, com 40,6%, enquanto Aécio Neves cresceu 4,2 pontos percentuais, alcançando 24% e Marina Silva, que caiu 3,8 pontos percentuais, tem agora 21,4%. Na pesquisa espontânea Dilma tem 37,2%, Aécio 21,3% e Marina 19%.

Veja o texto  institucional da pesquisa:

Pesquisa CNT/MDA: Aécio Neves ultrapassa Marina Silva

Candidato do PSDB pontuou acima da socialista pela primeira vez, o que poderá leva-lo para o segundo turno com Dilma Rousseff.

A disputa pelo segundo lugar no primeiro turno das eleições está mais acirrada. Conforme a 124ª rodada da Pesquisa CNT/MDA sobre as intenções de voto para presidente da República, divulgada neste sábado (4), é a primeira vez que Aécio Neves (PSDB) pontuou acima de Marina Silva (PSB). Dilma Rousseff (PT) permanece em primeiro lugar.

Na pesquisa estimulada, Dilma tem 40,6% das intenções de voto. Ela se mantém estável desde a última rodada, divulgada na segunda-feira (29), quando aparecia com 40,4%. Aécio Neves, que aparece em segundo lugar, cresceu 4,2 pontos e alcançou a preferência de 24% do eleitorado.

Já Marina Silva voltou a cair. Com 3,8 pontos menos que no último levantamento, agora tem 21,4% das intenções de voto. A margem de erro é de 2,2 pontos. A análise da evolução dos números das últimas pesquisas mostra tendência de crescimento de Aécio e queda de Marina, o que pode continuar até este domingo (5), dia da votação.

Luciana Genro (PSol) é a quarta colocada, com 1,1% das intenções de voto. Depois aparecem Pastor Everaldo (PSC) com 0,8% e Levy Fidelix (PRTB) com 0,5%. Os outros candidatos pontuam 0,6%. Brancos e nulos somam 5,2% e 5,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Na contagem dos votos válidos, o cenário para o primeiro turno fica com a seguinte configuração: Dilma Rousseff com 45,6%; Aécio Neves com 27%; Marina Silva tem 24,1%; Luciana Genro aparece com 1,2%; Pastor Everaldo com 0,8%; Levy Fidelix tem 0,6%; e os outros candidatos somam 0,7% das intenções de voto.

Segundo turno
No cenário simulado de uma disputa em segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista tem vantagem de 5,2 pontos. A candidata à reeleição aparece com 46% das intenções e o tucano tem 40,8%. Brancos e nulos totalizam 9,7% e outros 3,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Na segunda simulação, entre Dilma e Marina, a petista tem 9,7 pontos de vantagem, com 47,6% contra 37,9%. Brancos e nulos representam 11,1% e 3,4% não sabem ou não responderam.

O terceiro cenário simula o segundo turno entre Aécio e Marina. O tucano teria 43% dos votos, segundo a pesquisa, contra 37,1% da adversária, somando, assim, 5,9 pontos de vantagem. Para 15,7% dos entrevistados o voto seria branco ou nulo e 4,2% não sabem ou não responderam.

A pesquisa está registrada sob o número BR-01032/2014 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram entrevistados 2.002 eleitores entre 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Para acessar a íntegra do levantamento, clique aqui.

pesquisa cnt

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Julio

    Será? Só com a abertura das urnas que veremos a realidade… O número de indecisos ainda é muito grande.

Comments are closed.