Maceió garantiu vitória de Renan Filho no 1º turno
   9 de outubro de 2014   │     23:08  │  4

Se Benedito de Lira tivesse conseguido repetir a votação que teve em 2010 em Maceió, quando disputou o Senado, nas eleições deste ano, certamente a disputa pelo governo do estado teria ido segundo turno.

Em 2010, Biu  teve 243 mil votos ou 33,82% do total. Em números absolutos, como eram duas vagas para o Senado, era como se Biu tivesse em torno de 120 mil votos. Bastava que ele tivesse mantido esse mesmo percentual para a eleição tomar outro rumo.

Não foi o que aconteceu. Mesmo com o apoio da prefeitura de Maceió e com deputados que tem forte  atuação na capital, Biu teve apenas 95.690 votos ou 27,40% dos votos válidos da capital de Alagoas na  eleição de domingo, 5.

Em contrapartida, Renan Filho, que começou a campanha empatado nas pesquisas com Benedito de Lira em Maceió, teve 148.527 votos ou 42,53% dos votos válidos em Maceió.

A diferença, de mais de 50 mil votos, garantiu a Renan Filho a vitória já no domingo, 5 de outubro. É só fazer as contas. Ele ganhou a eleição com 670.310 votos ou 52,16% dos votos válidos no estado. Como cada um por centro representa cerca de 13 mil votos bastava que Renan Filho tivesse 30 mil votos a menos para a eleição ir para o segundo turno.

Foi portanto Maceió e não as pequenas cidades do interior quem permitiu a vitória do candidato do PMDB já no primeiro turno.

Campeões de votos na capital

Nas eleições deste ano Renan Filho foi (como mostra o quadro  do Apuração Uol) o mais votado na capital. Ele teve mais votos, inclusive, mais votos que os candidatos a presidente da república.

Nas eleições de 2010, o mais votado no primeiro turno em Maceió foi José Serra, com 45% dos votos válidos.

Outro comparação de votos em Maceió foi Fernando Collor. O senador  que concorreu à reeleição teve mais votos na capital do que sua principal concorrente, Heloísa Helena, que é vereadora na capital.

A votação de Collor e Maceió também contribui para que ele tivesse uma vantagem demais de 24 pontos de diferença sobre HH.

apuracao uol maceio

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. cuidado!

    alagoanosm cuidado, pois este filho do renan irá acabar com o que ainda resta em alagoas. como o eleitor é cego;

  2. Bruno

    O blogueiro está equivocado Maceió disse NÃO a renanzinho, pois é só somar a votação dos outros candidatos e ver.

  3. maria silva

    Politico jovem é o Renan Filho e acredito que ele vai trabalhar muito para melhorar o nosso estado assim como o pai dele.

Comments are closed.