Braskem desponta entre as 10 melhores empresas para liderança no Brasil
   1 de dezembro de 2014   │     17:10  │  0

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, foi reconhecida como uma das 10 melhores empresas do Brasil na formação de lideranças. O ranking “Best Companies for Leadership” (As Melhores Empresas para a Liderança), elaborado pela consultoria global de gestão de negócios Hay Group, avaliou 100 empresas no Brasil.

A Braskem ficou na 9ª posição na classificação geral. O levantamento da Hay Group é realizado anualmente, classifica as melhores empresas para liderança no Brasil e examina como elas constroem e aceleram o desenvolvimento de grandes líderes. O ranking é formado pelos resultados obtidos por cada uma das organizações mais a indicação pelas demais participantes, totalizando 2.154 respondentes, sendo a maioria (81%) líderes. A Braskem aparece na lista brasileira com empresas como Hewlett-Packard, GE, IBM, Unilever, 3M, entre outras companhias do setor de bebidas, automotivo e bancos.

Segundo a consultoria Hay Group, a pesquisa mostra que as melhores empresas se destacam por terem ações de desenvolvimento em todos os níveis da organização – 91% adotam essa prática, contra 63% das demais. Além disso, as Melhores Empresas Para Liderança conseguem atrair os melhores profissionais e são reconhecidas no mercado como celeiros de talentos. As Top 10 também buscam parcerias de longo prazo como políticas de retenção (81% contra 45%) e se preocupam em montar um pool de sucessores para posições críticas (80% contra 38%).

 “Esse reconhecimento demonstra que a Braskem está em plena sintonia com a necessidade de formar líderes capazes de executar e inovar, em todos os processos do dia a dia da empresa”, afirma Camila Dantas, diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Braskem.  “A formação de pessoas se dá por meio da educação pelo trabalho (“on the job training”), porém para complementar essa formação tem sido essencial para a  Braskem construir a nova geração de líderes. E, justamente por isso, a Braskem foi reconhecida por sua capacidade de capacitar esses líderes”.

Um dos exemplos do investimento da Braskem na formação de pessoas é o Trilhas de Liderança, um conjunto de programa que abrange desde a formação de líderes de equipe até executivos, diferenciando os estágios de cada grupo de liderança. Entre os destaques, chama atenção o Programa de Desenvolvimento de Líderes de Equipe – PDLE, criado em 2012. Aplicado em diferentes localidades do Brasil, o PDLE chegará ao final deste ano com 500 gestores capacitados.  

(CDN Comunicação Corporativa)