Usina volta a moer esta semana em Alagoas e gera 1,5 mil empregos
   11 de fevereiro de 2015   │     12:58  │  4

A Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas (CRPAAA) confirmou, nesta quarta-feira que vai mesmo colocar em operação a Usina Santa Maria, localizada em Porto Calvo.

A missa que marca o começo de safra será realizada nesta quinta-feira, 12, às 9h, no pátio da indústria. A usina, avisa Maurício Toledo, diretor executivo da unidade,   começa a esmagar cana até o próximo domingo.

Apesar de começar a safra com pelo menos quatro meses de atraso, a usina ainda deve esmagar pelo menos 350 mil toneladas de cana-de-açúcar na safra 14/15. “Estamos  concluindo  a contratação de pessoal. A expectativa é contatar 300 pessoas na indústria e 1,2 mil no campo, totalizando 1,5 mil empregos”, explica Toledo.;

A Santa Maria vai esmagar cana própria e também de fornecedores. “Vamos fazer açúcar e álcool. O mix de produção vai depender  principalmente do mercado”, aponta o diretor da unidade.

A reabertura

Afetada pela crise do setor sucroenergético e pela discordância entre seus sócios, a Santa Maria não conseguiu iniciar a operação na safra 14/15 no período correto.

A solução na Santa Maria veio com um novo acordo societário, confirma Maurício Toledo, ex-secretário da Fazenda de Alagoas e que é conselheiro da Cooperativa: “A  CRPAAA assumiu a parte societária que pertencia a São Gonçalo, ficando com 50% da unidade e os outros 50% com o grupo Oiticica”, afirma. Essa informação foi antecipada aqui, em primeira mão: http://wp.me/p2Awck-2lA

De acordo com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL), a unidade industrial já chegou a empregar duas mil pessoas no campo. “Nossa expectativa é que a usina comece a moer no próximo dia 15, empregando mais  de mil trabalhadores do campo “, afirma o secretário de Assalariados da Fetag-AL, Cícero Domingos.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Jailson

    Caros amigos não so essas mas que voltasem mais usina ou empresas a fucionar assim geraria mais emprego e até eu voltaria para minha Alagoas estou em são paulo mas a saudade é grande de casa

  2. Edvaldo

    Em primeiro Lugar deve-se agradecer a Deus por ter ajudado os diretores a encontrar soluções para que a empresa volte a funcionar, em segundo a todos que de alguma forma ajudaram para ela voltar.

  3. Fábio Amorim

    Caro Edivaldo, em meio à tanta coisa errada nesse país tão cheio de corrupção, decadência moral e incompetência em gestão (principalmente no setor público), essa é uma boa notícia. Saber que uma nova empresa começa as atividades em Alagoas ou volta a funcionar, como é o caso, é motivo de satisfação para quem gosta e respeita essa terra. Boa sorte aos diretores e demais funcionários da Usina Santa Maria nessa nova fase.

Comments are closed.