‘Esquecidas’ pela OCB/AL, cooperativas se filiam a Unicafes
   10 de março de 2015   │     19:23  │  0

Em busca do fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas, líderes de cooperativas com atuação no setor agropecuária decidiram se filiar à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Alagoas.

Entre as cooperativas que já confirmaram filiação à nova entidade do cooperativismo, estão Cooperagro, CPLA, Pindorama, Carpil, Cooplal, Cooptal e Coopabacs. “São cooperativas de todo o estado, que atuam em todos os segmentos da agricultura familiar”, adianta Junior Lores, presidente da Cooperagro, de Arapiraca.

O presidente da Cooplal, de Santana do Mundaú, Antônio Carlos, diz que o objetivo não é concorrer com a Organização das Cooperativas do Brasil em Alagoas, mas realizar um trabalho que deixou de ser realizado pela OCB/AL: “o nosso setor foi esquecido pela OCB. Estamos praticamente sem nenhum tipo de assistência”, aponta.

O diretor da Cooperal, João dos Santos, reforça Antônio: “queremos realizar um trabalho que a OCB e o Sescoop tem dificuldades em realizar, especialmente na área de capacitação, mas nosso objetivo é somar e não dividir”, adianta.

Pelo menos 23 cooperativas de Alagoas já confirmaram participação na assembleia de eleição da nova diretoria da Unicafes Alagoas que será realizada no próximo sábado, adianta Junior Lopes: “estamos convidando todas as cooperativas da agricultura familiar para participar. A Unicafes vai representar os agricultores familiares e lutar em defesa de suas cooperativas”.

A eleição da nova diretoria da Unicafes será realizada no próxima sábado, 14, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arapiraca (STTR), às 9h30.

 

Antônio Carlos, Junior Lopes e João dos Santos, juntos no projeto de fortalecimento da Unicafes

Antônio Carlos, Junior Lopes e João dos Santos, juntos no projeto de fortalecimento da Unicafes