Setor Agropecuário pede intervenção de Renan contra diminuição de recursos
   19 de março de 2015   │     20:31  │  0

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL),  recebeu na manhã desta quinta-feira (19), o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins da Silva Júnior e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).

Na reunião o dirigente da CNA expôs a situação da agropecuária brasileira. João Martins lembrou a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB)  brasileiro e pediu a intervenção do presidente do Senado, Renan Calheiros, quanto à possibilidade de redução de recursos pelo Governo para o próximo plano safra. “O setor agropecuário tem impulsionado a economia brasileira. Não podemos aceitar a redução do volume de financiamento para a próxima safra”, alertou o presidente da CNA.

O presidente da Faeal abordou a situação do setor no estado, onde os agricultores enfrentam, além da redução dos financiamento, aumento de juros e alta no preço dos insumos, a exemplo do diesel. Álvaro Almeida também defendeu uma maior atenção para os problemas do setor sucroenergético no estado.

A FAEAL pede que Renan Calheiros brigue pela liberação da subvenção econômica para os produtores de cana-de-açúcar no Estado. “Trouxemos o problema do segmento para o presidente para o Senado. Tudo que foi colocado foi absorvido. Atravessamos uma crise muito grande. Não é só no Estado de Alagoas, mas afeta em muito Alagoas porque o segmento da cana ainda representa muito na economia do Estado”, colocou Almeida.

O presidente do Senado Renan Calheiros – aproveitou a oportunidade – para destacar que o ajuste fiscal pensado pelo Executivo é apenas uma “preliminar, uma pré-condição”. De acordo com o peemedebista, o Congresso também cobrará que ele – o ajuste! – esteja atrelado a um plano de desenvolvimento econômico.

renan e alvaro