Matrícula on line ‘abriu’ 5 mil vagas em Maceió, diz prefeito
   20 de março de 2015   │     18:26  │  1

Mesmo enfrentando resistências internas e externas, a prefeitura de Maceió apostou no sistema de matrículas on line este ano. É caminho sem volta. O balanço do prefeito Rui Palmeira é prá lá de positivo: “com o uso do sistema on line apareceram 5 mil vagas a mais do que o previsto”, revela.

Não é pouca coisa. As vagas representam quase 10% dos cerca de  60 mil alunos de 135 escolas da rede municipal de ensino.

Não existe na prefeitura uma explicação para a ‘sobra’ de 5  mil vagas. Há quem desconfie que elas poderiam estar sendo ‘escondidas’ nas escolas. Pode ser que sim, pode ser que não. Mas em serviço público existe todo tipo de barganha.

Antes as vagas eram controladas a partir de cada escola. Agora, todo o controle é feito pela Semed a partir de um sistema desenvolvido especificamente para a realização das matrículas. “Impessoal”, o computador mostra os números “friamente”. O “controle”, que antes era

O maior ganho, no entanto, acredita Rui Palmeira, foi o fim das filas ‘vergonhosas’ nas portas das escolas: “com a tecnologia existente hoje é inadmissível que pais fiquem dois ou três dias na porta de uma escola para garantir a matrícula”, aponta.

Com o uso do computador, avalia o para prefeito, a situação mudou: “ficou tudo mais organizado, sem filas. Agora o processo está sendo concluído com atendimento presencial e agendado”.

Como é

O sistema funcionou com pré-matrícula, realizadas em janeiro e fevereiro. Em seguidas as vagas foram confirmadas, com realização da matrícula. Agora a Semed está atendendo quem não conseguiu a matrícula, independente do motivo, até o final de março, informa a Secom: http://www.maceio.al.gov.br/semed/noticias/semed-cadastro-de-matricula-prossegue-durante-o-mes-de-marco/

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Professor

    Lembrando que o sistema utilizado pela prefeitura é o mesmo implantado no Estado desde 2012, na gestão do então secretario Adriano Soares. No Estado também apareceram demandas e vagas em muitos locais acima do esperado. Com a implantação da matrícula online e do sistema de gestão das escolas, foi possível à SEE ter maior controle sobre suas escolas e se ter a ideia de onde estavam os gargalos das vagas do ensino público estadual, o que inclusive ensejou a indicação da construção de 02 novas escolas no Benedito Bentes, uma das quais foi implantado o ensino médio em tempo integral pelo atual secretário Luciano Barbosa. O governo Teo deixou um legado que deverá ser bem aproveitado pelo governo Renan, o que ainda inclui a conexão internet Wi-Fi em todas as escolas estaduais e a entrega de tablets para todos os professores do ensino médio.

Comments are closed.