Unicafes reúne mais de 30 cooperativas em  seminário de comercialização
   26 de março de 2015   │     0:16  │  0

A Unicafes Nacional realiza, em parceria com a Unicafes Alagoas, nesta quinta-feira, 26, e  sexta, 27, o “I Seminário Denacoop/Unicafes, para Formação de Redes de Comercialização da Agricultura Familiar no Estado”.

O evento será no Polo de Agroalimentar de Arapiraca, entre às 8h  e 17h e contará com a presença de mais de 30 cooperativas da agricultura familiar .

O seminário, avisa o presidente da Unicafes Alagoas,  é o primeiro evento realizado após a eleição da nova diretoria em Alagoas. “Estamos  trabalhando junto com a Unicafes Nacional e mobilizando as cooperativas para esse seminário que será o ponto de partida da nova gestão para garantir o acesso das cooperativas ao programa da merenda escolar em Alagoas”.

 Lacuna

Em sua nova fase, a Unicafes Alagoas está organizando as cooperativas da agricultura familiar e preenchendo uma lacuna que existia no movimento cooperativista, explica Klécio Santos, presidente da cooperativa Pindorama: “através da Unicafes estamos valorizando ainda mais a agricultura familiar e abrimos um diálogo com o governo que vai garantir a participação das pequenas cooperativas nas compras governamentais, inclusive na merenda escolar”, enfatiza.

 Didático

A nova diretoria da Unicafes Alagoas está explicando a todos os dirigentes de cooperativas da agricultura familiar do Estado que o Sescoop tem o dever de prestar serviços para todas, sejam elas contribuintes ou não da OCB: “o dinheiro do Sescoop é público. Já a OCB é uma entidade sindical”, diz um dos seus diretores.

O diretor da Unicafes Nacional, Antonino Cardoso,  diz que o Sescoop faz capacitação e promove ações sociais, enquanto Unicafes e OCB respondem pela representação política: “ouvimos histórias de que gestores do Sescoop/AL andam dizendo não vão atender cooperativas que não são filiadas a OCB. Vamos apurar. Se for verdade, vamos denunciar isso ao MPF”, alerta.

Convite

O convite para o seminário foi enviado para todas as cooperativas da agricultura familiar e também para gestores do Sescoop em Alagoas:           “Esperamos que o Sescoop, que deve atender a todas as cooperativas, também participe do nosso evento”, aponta João dos Santos.

convite unicafes (1)