Oposição? ‘Dilma precisa cumprir promessa de campanha’, diz Renan
   21 de maio de 2015   │     0:50  │  0

Decifrar Renan Calheiros nunca foi tarefa fácil para ninguém. Agora, em meio a “tormenta” política paira sobre Brasília e não tem prazo para acabar, é impossível deduzir o que se passa na cabeça o presidente do Senado.

Talvez nem ele mesmo saiba qual será o movimento seguinte no xadrez político nacional. Se ainda não pode ser considerado de oposição, o presidente do Senado está cada vez mais longe de ser um “aliado” do Planalto. Ele joga uma “peça” de cada vez e parece “estudar” o movimento seguinte do “outro jogador”, para determinar sua próxima jogada.

Os sinais de distanciamento e independência são claros. E cada momento é usado para dar o recado na “dose certa”.

No encontro que promoveu com governadores nesta quarta-feira, 20, Renan Calheiros mostrou força política (os 27 estados foram representados por 23 governadores, 3 vices e um secretário de Fazenda) e deu um recado “duro” ao Palácio do Planalto: “Dilma precisa cumprir a promessa de campanha”, avisou.

A fala de Renan era sobre segurança. Mas que ninguém se engane. O “recado” é bem mais amplo, passa pela perda de direitos dos trabalhadores e pelo ajuste fiscal e tem vários outros “destinatários”, incluindo o vice, Michel Temer e a maioria dos ministros.

Em outras palavras, Renan não vai facilitar a vida do governo. Para aprovar qualquer medida importante no Senado, o governo terá que ceder e negociar.

Neste “jogo”, o tempo corre, agora, a favor do presidente do Senado. É o governo que tem pressa de aprovar o ajuste fiscal. É o governo que enfrenta o desgaste político no Congresso Nacional e nas ruas. É para o governo que sobra o descontentamento de governadores e prefeitos.

Ao cobrar promessas de campanha, Renan Calheiros agrada as ruas e a políticos de todo o Brasil. Sem mais nada a perder no governo, ele parece tentar virar o jogo a seu favor em outro terreiro.

A cobrança oficial

Dilma precisa cumprir promessa de campanha, diz Renan

A cobrança de Renan Calheiros está na Agência Senado, Veja trecho da reportagem:  

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (20), em Plenário, que defendeu em reunião com os governadores de estado o cumprimento da promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff em relação ao apoio a ações voltadas para a Segurança Pública. Renan fez um relato em Plenário sobre a reunião realizada durante a manhã.

“Eu tive a oportunidade de dizer para os governadores que esse foi um solene compromisso da presidente da República na campanha eleitoral e depois reafirmado no seu discurso de posse. Portanto tinha chegado o momento de nós cobramos da presidente da República esse compromisso”, afirmou Renan.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), disse na reunião que considera alarmante o número de mortes no país. “Não existe perspectiva para um país onde morrem 45 mil pessoas ao ano. Não tem conflito que esteja matando quantidade de gente como essa”, afirmou Coutinho.

“Os governadores, sem exceção, estão preocupados com o atraso dos repasses dos recursos do governo federal. Tem programa social cujo repasse está atrasado desde dezembro. Como esta Casa é a Casa da Federação é fundamental que nós façamos um esforço conjunto com os governadores e a Câmara dos Deputados para que possamos devolver a normalidade desses repasses”, alertou Renan.

Veja aqui o texto completo: http://www12.senado.gov.br/senado/presidencia/noticia/noticia-destaque-renan-calheiros/dilma-precisa-cumprir-promessa-de-campanha-diz-renan

Veja os vídeos da “cobrança” de Renan:

https://youtu.be/bRet9QLP1y4

https://youtu.be/0MUqm-f-qnI

https://youtu.be/rgzhlBVCGl8