Renan Filho quer atrair fábrica de móveis de para Alagoas
   12 de julho de 2015   │     18:13  │  0

No dia 1º de junho, em meio as negociações salariais com os militares e uma visita que fez ao interior, o governador Renan Filho abriu espaço em sua agenda de trabalho para uma reunião com executivos do Grupo K1, controlador de uma das maiores fábricas de móveis da América Latina, a Kaspperg.

O governador deixou “escapar” a informação ao acaso, até porque ele prefere fazer anúncios de “fatos concretos”. No entanto, menos de uma semana depois, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires estava em São Paulo reunida com os executivos da Duratex.

“Na oportunidade, o executivo Antônio Jardim Oliveira e demais membros da diretoria da empresa anunciaram a manutenção de investimentos em Alagoas, onde está prevista a implantação de uma indústria de laminados”, diz texto de reportagem da Agência Alagoas distribuída no dia 9 passado.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo. O negócio da Kaspperg em Alagoas só é viável em Alagoas se a indústria tiver garantia de suprimentos de laminados para fabricação de seus móveis.

Em ‘joint venture’ com a Usina Caeté, a Duratex vai investir aproximadamente R$ 72 milhões em Alagoas em obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos para a fábrica de laminados. A previsão é de que o início das operações aconteça entre 2018 e 2019. Em seu pleno funcionamento, a unidade fabril terá capacidade de produção de até 400 mil m³.

Assim como acontece com a Braskem, que fornecedor de insumos e matérias-primas para várias outras indústrias do setor químico e plástico que se instalaram em Alagoas por conta da atuação da indústria, a Duratex também deve atrair para o estado outras fábricas que trabalham com seus produtos, a exemplo da Kappesberg.

O Grupo K1 (Kappesberg) é um dos maiores do setor na América Latina. Localizado na cidade de Tupandi/RS, possui mais de 200 mil m² de área fabril e 1800 colaboradores. Entre vários outros fatores, o grupo destaca-se por oferecer ao mercado consumidor uma grande variedade de produtos e lançamentos baseados em tecnologia e design inovadores.

Embora evite anunciar qualquer negócio antes de torná-lo real, Renan Filho tem apostado muito no novo viés econômico para Alagoas em torno do eucalipto. Pilotado, inicialmente, pelo empresário Fernando Farias, a implantação do projeto ganha corpo e o estado tem tudo para se transformar em um dos maiores produtores de eucalipto do país.

Versão oficial

A Agência Alagoas registrou a reunião de Jeanine Pires com a Duratex. Veja:

Empresa garante manutenção de investimentos em Alagoas

A secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, esteve reunida, na cidade de São Paulo, na última terça-feira (07), com a diretoria da empresa Duratex, uma das líderes na fabricação de painéis de madeiras, louças e metais no Brasil. Na oportunidade, o executivo Antônio Jardim Oliveira e demais membros da diretoria da empresa anunciaram a manutenção de investimentos em Alagoas, onde está prevista a implantação de uma indústria de laminados.

Jeanine Pires explicou que a Duratex anunciou, na última semana, a suspensão de investimentos em Minas Gerais, devido ao atual cenário econômico, mas considera que o projeto de Alagoas se ajusta melhor à demanda da empresa para seus mercados consumidores.

Veja aqui o texto completo:

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/7/empresa-garante-manutencao-de-investimentos-em-alagoas