Depois de Maceió, G8 quer lançar candidato a prefeito em Arapiraca
   14 de julho de 2015   │     13:53  │  0

Batizado de “G8”, o grupo que reúne hoje, em Maceió, oito partidos ‘nanicos’ ( PRTB, PTdoB, PTC, PHS, PSDC, PSL, PEN, PRP e PPL) vai começar uma forte investida pelo interior do estado e pretende, depois da capital, formar a base para lançamento de um candidato a prefeito em Arapiraca.

As lideranças partidárias ‘desembarcam’ nesta quarta, 15, no primeiro encontro regional sob pretexto de discutir a “reforma política e as eleições de 2016”.

A reunião será realizada na Câmara Municipal de Arapiraca, às 15h e deve contar com presenças de vereadores, deputados estaduais e até da prefeita Célia Rocha.

Um dos nomes articulados para participar do encontro é o empresário Adoniran Guerra, pré-candidato a prefeito – ainda sem partido.

O grupo foi idealizado, entre outros, por Marcos Toledo e Adeilson Bezerra, dois conhecidos operadores políticos, com capacidade de organização político e eleitoral.

O que o G8 quer em Arapiraca? “Espaço na política e principalmente a possibilidade de construir uma nova alternativa, a exemplo do que estamos construindo em Maceió. Esse grupo vai possibilitar a eleição de centenas de vereadores em todo o estado”, aponta Bezerra.

O viés da janela da filiação partidária

O presidente estadual do PRTB, Adeilson Bezerra,  adianta que o grupo terá realidades bem distintas, a depender da reforma política que está sendo votada no Congresso Nacional.

Se passar a “janela” da filiação partidária, ele acredita que o grupo perde o deputado federal Cícero Almeida (no PRTB e malas prontas para deixar o partido) em Maceió, mas em contrapartida ganhará pelo menos uns 30 vereadores no Estado e vários candidatos a prefeito.

Se a janela não passar, a provável permanência de Almeida pode fortalecer o grupo, que teria a garantia de um palanque nas eleições para prefeito em 2016: “eu disse ao Cícero que aqui é o melhor para ele. Terá tempo de TV, apoio e condição para ganhar a eleição. Não existe risco  de ele não ter legenda”,  pondera.