A Braskem realiza simulado de emergência no  bairro do Trapiche
   8 de outubro de 2015   │     19:25  │  1

 

A coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) da Braskem vai realizar nesta sexta-feira (09), a partir das 9h, o segundo Simulado de Emergência deste ano. Desta vez, o exercício terá como cenário o bairro do Trapiche, com a participação das comunidades do Alto da Saudade e da Praça Pingo D’água, e o objetivo é prepará-las e, às equipes de atendimento em caso real de acidentes. Por essa razão, o trânsito da região ficará bloqueado por 40 minutos. Este é o tempo necessário para  o deslocamento de pessoas e viaturas do exercício.

A novidade deste exercício será a utilização pela primeira vez do Complexo Lourenço de Vasconcelos neste tipo de exercício. O complexo construído pela Braskem e entregue a Prefeitura e as Associações Comunitárias será utilizado e após a simulação, ações sociais e recreativas serão realizadas no local.

As vias que serão interditadas são: Avenida Assis Chateubriand e suas vias de acesso nas imediações da Braskem e do Cinturão Verde, e as ruas de acesso ao Papódromo. Esses locais terão atendimentos a supostas vítimas e evasão dos moradores para um ponto de apoio. O exercício terá cenários diversificados, incluindo uma simulação de evacuação, o que amplia a necessidade do bloqueio de vias e respeito a essas marcações, de acordo com o subcomandante do Grupamento de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros, Major Aluísio.

“Esse simulado prepara o nosso pessoal e à comunidade para o atendimento rápido, de modo que eles estejam preventivamente cientes em prol de que mais vidas sejam salvas, em caso de emergência real. O bloqueio de trânsito é um incômodo necessário, até porque em uma ocorrência as vias devem ser fechadas”, explicou o major.

Além da Braskem, as demais equipes que compõe a Coordenação Local do APELL irão testar seus planos de atendimento a emergências  e o controle da população. Estarão presentes o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Defesa Civil municipal e estadual, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Guarda Municipal e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

As associações comunitárias do Trapiche e do Alto do Saudade também estarão envolvidas na mobilização dos moradores, junto aos demais integrantes do Programa, para potencializar a conscientização sobre as questões de segurança e orientá-los sobre as medidas de proteção que devem ser tomadas em caso de necessidade.

Junto ao simulado rodoviário em Marechal Deodoro, realizado com sucesso em maio passado, o simulado desta sexta-feira complementa as atividades de treinamento em segurança do APELL com a comunidade e equipes de atendimento do poder público.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.