Rui Palmeira aparece em 2º lugar em pesquisa para o governo
   2 de novembro de 2015   │     22:46  │  7

O prefeito de Maceió parece viver um bom momento de popularidade, não só na capital, mas também em todo o estado. Ele seria, se as eleições fossem hoje, e se fosse candidato ao governo, o principal adversário de Renan Filho.

Pelo menos é o que mostra levantamento do Paraná Pesquisas, realizado no estado entre os dias 15 e 19 de outubro deste ano.

O levantamento que mostra o governador Renan Filho com quase 68% de aprovação, como mostrei aqui (http://wp.me/p6TEFy-2Zf) também sondou a preferência do eleitor alagoano para o governo, avaliando alguns nomes importantes da política alagoana.

Os cenários da pesquisa

O Paraná Pesquisas montou dois cenários. Um inclui os nomes de Renan Filho, Rui Palmeira, Fernando Collor e Benedito de Lira. Ou outro, não tem a presença do senador do PTB.

O atual governador lidera a preferência, com 35,1% e 42,9% nos dois diferentes cenários. Também nos dois cenários, Rui Palmeira aparece em segundo, com 19,7%  e 23,8%.

No primeiro cenário, o senador Fernando Collor aparece com 16,9%. Já o senador Benedito de Lira, que disputou as eleições contra RF no ano passado, aparece com 11,1% e 14,6%, respectivamente.

A pesquisa não incluiu outros nomes considerados populares na política alagoana, a exemplo do ex-governador Ronaldo Lessa, do deputado federal Cícero Almeida, do ex-governador Teotonio Vilela Filho e do senador Renan Calheiros.

parana pesquisas4

A força de Rui

Com 64% de aprovação em Maceió, Rui Palmeira surge como nova força na política alagoana. Em Maceió, ele divide com Cícero Almeida a preferência do eleitorado, como revelei aqui (http://wp.me/p6TEFy-2YT). No momento, ele tem a seu favor, o “peso” da máquina, que pode ser decisivo numa eventual disputa contra o ex-prefeito, em 2016.

A melhora na aprovação tem ajudado Rui Palmeira a construir novas alianças. Depois de fechar com o DEM, de Thomaz Nonô, ele costura alianças com Ronaldo Lessa e tem conversado com o governador Renan Filho. Há quem aposte numa aliança entre os dois já em 2016, com prazo de validade até 2018, pelo menos.

A força de Collor

A pesquisa revela que, apesar de sua crescente popularidade, o governador Renan Filho precisaria construir alianças para assegurar uma nova vitória para o governo.

Nos cenários montados pelo Paraná Pesquisas, a aliança com Fernando Collor, que ajudou nas eleições de 2014, precisaria ser repetida numa nova eleição.

O senador do PTB, se fosse candidato levaria a eleição, no mínimo, as eleições para um segundo turno, tornando-se, assim, estratégico para o grupo do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros.

A pesquisa

O universo da pesquisa abrange os eleitores do Estado de Alagoas maiores de 16 anos. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.252 eleitores, em 32 municípios sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e posição geográfica.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais durante os dias 15 a 19 de outubro de 2015, sendo acompanhadas 19,9% das entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região sob o nº 6288/10 e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP desde 2003.

Tal amostra representativa do Estado de Alagoas atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,0% para os resultados gerais.

Veja aqui a pesquisa, na íntegra: AL_EstadualOut15_Divulgação (1)

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos Campos

    O Ruim Palmeira não vai nem conseguir acompanhar o bombardeio que vai sofrer nas eleições. Prefeitos bons como Cicero Almeida e Ronaldo Lessa não vão existir, e Almeida vai matar as eleições no primeiro turno. Recomendo que Ruim Palmeira comece a procurar empregos nos classificados, pois o emprego de prefeito ele já perdeu. Ruim Palmeira nunca mais! Prefeito fuleiro da gota!

  2. robson

    Caro reporte a onde foi feita esta pesquisa, porque pelo que vejo em outra pesquisa feita para prefeito e que cicero almeida mesmo fora a quarto anos empata com ruim palmeira, acho que você não anda na periferia vem aqui no santos dumont faz uma pesquisa aqui entre ruim palmeira e cicero ? Sera que esses 64 por cento e verdadeiro? Porque faço parte e sou alagoano e esta pesquisa foi feita no parana e não aqui em alagoas fora ruim palmeira, le.bram do banco PRODUBAM ? Quem faliu este banco sera que tinha palmeira ou almeida ou calheiros no meio ?

  3. Luis Phillip

    Boa tarde,

    Acho q vcs estão em outro mundo,foi feito essas pesquisas
    na casa dos comissionados do Rui pois um prefeito q nem a saúde
    e educação funcionam,Maceió acabado em buracos.
    O Rui não se elege nem pra sindico de prédio ou representante
    de sala.
    Uma vergonha a eleição pra o conselho tutelar tudo manipulado
    pela vareadora Tereza Nelma e sua equipe e o Rui fecho os olhos
    pra tanta coisa errada,pegaram as urnas e colocaram onde favorecia os candidatos
    da vereadora.Ex:No bairro do Feitosa colocaram a urna onde so 10% da população
    votam isso é uma vergonha.
    Vamos dar a resposta nas urnas em 2016.

  4. jal

    Pesquisa comprada, bota logo essa praga do Ruim Palmeira em primeiro, Esse ai conseguiu ser ´pior que o pai dele. Guilherme Palmeira pense no traste, Desde de muito tempo vejo que Maceió só teve 2 prefeitos Ronaldo Lessa e Cicero Almeda.

  5. Tiago Costa

    Qual a credibilidade deste instituto??? Este instituto foi o mesmo que dava vitória a Aecio em 2014!!!! É o instituto que trabalha para o governo tucano do Paraná!!!!!

  6. IVONEIDE

    Estamos as vesperas das eleições municipais e ao inves de pesquisa para prefeito se faz pesquisa para governador cuja eleição so em 2018. Não entendi o por que.

  7. Maria José

    Caro repórter,fico impressionado com o seu direcionamento a favor de Ruim Palmeira e do Deputado JHC. Eu até costumava vê suas postagens,mas está ficando muito puxa saquismo relacionado a esses 2 Políticos.

Comments are closed.