Mais da metade dos eleitores não tem interesse nas eleições, aponta Ibope
   15 de setembro de 2016   │     17:46  │  2

A rodada de pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a TV Gazeta de Alagoas, entre 10 e 13 de setembro, para aferir as intenções de voto em Maceió, mostra um quadro ainda indefinido.

Passadas quase três semanas do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV e da campanha nas ruas, o eleitor de Maceió ainda não foi “contaminado” pelo clima eleitoral.

A “frieza” e o desinteresse que os candidatos sentem no corpo a corpo com o eleitor, faltando pouco mais de duas semanas para a eleição, foi traduzida pelo levantamento do Ibope.

Mais da metade dos eleitores de Maceió, segundo o levantamento, não tem nenhum ou tem interesse no processo eleitoral. A pesquisa aponta que apenas 22% dos entrevistados tem muito interesse, enquanto 23% tem interesse médio. Os eleitores que tem pouco interesse (29%) e nenhum interesse (25%) somam 54%.

O desinteresse no processo eleitoral é maior entre as mulheres (55%), entre os eleitores até 24 anos (55%), eleitores que tem entre a 5ª e a 8ª série (67%) e renda salarial até um salário mínimo (61).

Em relação a pesquisa anterior do Ibope, realizada entre os dias 18 e 21 agosto, em Maceió, o quadro pouco se alterou. Na pesquisa anterior, 59% dos eleitores tinham pouco ou nenhum interesse e 40% tinham muito ou médio interesse.

Reta final

Experiente em campanhas eleitorais, o deputado federal Ronaldo Lessa acredita que a partir da próxima semana o guia eleitoral terá uma audiência maior: “o eleitor costuma assistir o programa eleitoral nos últimos dez dias, para se decidir ou confirmar a decisão”, aponta.

Para Lessa o interesse do eleitor de Maceió deve aumentar até o dia da eleição: “o que tenho sentido é que na capital o interesse é menor do que no interior, onde os eleitores estão mais envolvidos. Em Maceió normalmente a campanha demora mais a contagiar, mas no final o eleitor termina participando ativamente da eleição, especialmente nos últimos dias de campanha, acompanhando o guia eleitoral e os debates”, aponta.

Veja a pesquisa

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas Ltda. e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o número de protocolo  AL-07132/2016. No total, foram entrevistados 602 eleitores entre os dias 10 e 13 de setembro de 2016.

ibope interesse

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Silva Luiz

    É extremamente lamentável para o País, para a Democracia e para o futuro político, essa descrença generalizada. Tenho ficado perplexo com a indiferença da população, muito embora já era de se esperar. Não existe nada no Mundo que resista a uma enxurrada de denuncias negativas por meses, anos na mídia. É UMA LÁSTIMA que nossos políticos não viram, e não querem ver isso. O POVO ENOJOU de tantas denúncias, tanta corrupção, tanta ironia e sistemáticas afirmações que são inocentes, e com uma enxurrada de processos tramitando.Isso tudo é PÉSSIMO para as instituições. É preciso que surjam ESTADISTAS que governem para as próximas gerações, e não políticos que governam para as próximas eleições. É preciso PROJETOS de Governo, e não projetos de poder, e que as oportunidades sejam para TODOS e não para os mesmos, seus filhos eagregados.

    Reply
  2. Carlos

    O problema está na visível preocupação com a eleição seguinte. É sempre assim. Justamente pelo fato de não existirem projetos de governo, de gestão e sim de perpetuação no poder dos de sempre. Precisa de exemplos ? Acho que não. Mas vejam alguns aqui : Renan Pai / Renan Filho, Guilherme Palmeira / Rui Palmeira, João Caldas / João Henrique Caldas (JHC). E por aí vai……………….
    .

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *