Eleição deve ser marcada por “surpresas”, principalmente no interior
   30 de setembro de 2016   │     13:32  │  7

É quase uma unanimidade entre os “especialistas” da política alagoana: as urnas trarão, no domingo, especialmente nas cidades do interior, resultados inesperados.

“O comportamento do eleitor está estranho. A maioria mostra desinteresse e quando emite opinião não é de maneira firme”, aponta um experiente “leitor de pesquisas”.

É voz geral até entre os diretores de institutos locais que as pesquisas mais vão errar do que acertar. “Na mesma rua, os eleitores mudam de opinião entre uma pesquisa e outra, apenas com alguns dias de diferença”, explica o diretor de um instituto alagoano.

Nas menores cidades, onde a disputa tem apenas dois lados, os resultados são mais previsíveis. As maiores “surpresas” deve vir mesmo das cidades com mais de 40 mil habitantes, onde as redes sociais e a campanha no rádio tem maior peso.

Na capital, a “surpresa” será uma possível decisão da eleição no primeiro turno, embora seja mais provável a disputa em segundo turno. Nesse caso, o que se espera é que Rui Palmeira passe para a próxima fase da eleição com Cícero Almeida ou JHC.

Rearranjo

Com ou sem surpresas, as urnas vão traçar um novo cenário na política de Alagoas. O PMDB de Renan Filho e Renan Calheiros tem 73 candidatos a prefeito, com chances de eleger cerca de 35.

Ainda assim, há quem acredite que o grupo do governador e do senador perderá forças nos maiores colégios eleitorais, abrindo  espaço – em caso de vitória do PSDB em Maceió – para a oposição.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. JOSÉ

    OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO DIVULGANDO A LIBERAÇÃO DE 100 MILHOÉS PARA OBRAS NO PORTO DE MACEIÓ, É MUITO DINHEIRO…

    QUE A POPULAÇÃO, O MINISTÉRIO PÚBLICO, O TRIBUNAL DE CONTAS FIQUEM DE OLHO NA CONTRATAÇÃO DAS EMPREITEIRAS…

    ANOS ATRÁS, A EMPREITEIRA MENDES JÚNIOR GANHOU A LICITAÇÃO PARA REALIZAR OBRAS NO MESMO PORTO DE MACEIÓ, E NUNCA TERMINOU, O DINHEIRO ACABOU…

    1. Jota

      Infelizmente os candidatos que ainda não respondem processo por corrupção, estão sendo apoiados por políticos que ficha suja. Em quem votar? Eis a questão!

  2. JOSÉ

    VERGONHOSO,

    PADRE ERALDO EM DELMIRO GOUVEIA PROMETENDO CONSTRUIR CASA PARA UM ELEITOR, ATÉ PODE PROMETER E CONSTRUIR COM O DINHEIRO DA IGREJA CATÓLICA QUE POR SINAL Ê MUITO RICA, AGORA O MOMENTO É INOPORTUNO, É CRIME.

    ESSA FIGURA NUNCA GANHOU ELEIÇÃO, É UM VERDADEIRO POKA URNA NA REGIÃO…

  3. Alagoano

    As maiores surpresas ocorrerão em Coruripe e Arapiraca, cidades em que os caciques que há anos estão encastelados no poder vão sofrer uma derrota acachapante.

  4. Jota

    Muita gente está apostando numa definição da eleição de Maceió no primeiro turno, mas acho pouco provável. O eleitorado maceioense é formado na sua maioria por eleitores das classes C e D que preferem eleição no segundo turno. São eleitores que vêem no segundo turno um meio de ganhar algo a mais dos candidatos e votam no segundo colocado nas pesquisas para isso acontecer. Não se surpreenda se a diferença de votos entre o primeiro e segundo colocado seja um percentual abaixo dos 2%, podendo o segundo colocado nas pesquisas ser o mais votado nas urnas. Domingo a noite saberemos o verdadeiro resultado das urnas e se os Institutos de Pesquisas acertaram ou não.

Comments are closed.