Apenas 3 partidos elegeram mais de 50% de seus candidato a prefeito em Alagoas
   6 de outubro de 2016   │     18:33  │  2

Quem ganhou e quem perdeu as eleições municipais em Alagoas? Avaliações de todos os tipos apontam para uma “derrota” do governo de Renan Filho – em função dos resultados do PMDB nos maiores colégios eleitorais. Não é bem assim.

Enquanto grupo, o governador fez o que se esperava, elegendo cerca de 80% dos prefeitos. Mas essa é outra história.

Quanto aos resultados por legenda, o melhor desempenho, considerando o número de candidatos e o número de eleitos foi do PSDB. Dos 27 candidatos a prefeitos que disputaram as eleições pelo partido, foram eleitos 17, um aproveitamento de 62,96%, que pode passar dos 68% numa eventual vitória de Rui Palmeira no segundo turno, em Maceió.

Por essa mesma métrica, o segundo melhor desempenho foi do PRB, que teve 9 candidatos e elegeu 5, com aproveitamento de 55,56%.

O PMDB de Renan Filho elegeu 38 de um total de 73 candidatos, com aproveitamento de 52,05%.

Apenas estas três legendas conseguiram eleger mais de 50% dos seus candidatos a prefeito em Alagoas. Dos 31 partido s que disputaram as eleições majoritárias no Estado, 17 não conseguiram eleger nenhum prefeito e a maioria teve desempenho abaixo dos 50%. É o caso do PDT (41,67%), PSD (40%), PP (35%), PSB (33,33%), PR (33,33%).

O resultado dos partidos não traduz necessariamente a força de lideranças como o governador Renan Filho, os senadores Fernando Collor, Renan Calheiros, Benedito de Lira e os ministros Marx Beltrão e Maurício Quintella – que conseguiram eleger muitos aliados por outros partidos.  Mas já disse, essa é outra história.

ELEIÇÕES 2016 partidos

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. alan

    O Pc do B com uma secretária de estado conseguiu pouco mais de 1mil votos. Perdendo para o Pai Marcos de Ogum e o palhaço Pirulito. Como pode ?

    Reply
  2. Carlos

    O povo não está satisfeito com esse governo, no interior, ainda o povo é enganado mas nas grandes cidades e capital é diferente. É por isso que a capital é Rui Palmeira.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *