De olho em 2018, Renan Filho começa 2017 com mudanças no governo
   31 de dezembro de 2016   │     21:55  │  11

Candidatíssimo à reeleição, Renan Filho começa 2017 preparando 2018. O começo do novo ano deve ser marcado pelas mudanças na equipe. O governador, segundo seus interlocutores mais próximos, já sabe quem vai sair. Falta bater o martelo nos nomes que vão entrar.

Entre as pastas que devem ter troca de secretários, estão Saúde, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e  Assistência Social. Cultura e Esportes são “lembradas”, mas nada indica mudanças por lá – ao menos por enquanto.

A escolha dos novos secretários  – entre as opções que já estão na mesa do governador – depende ainda de “tratativas” políticas.

As mudanças servirão, principalmente, para acomodar novas forças políticas. Renan Filho quer recompor sua base, a partir da nova configuração política traçada nas urnas em outubro de 2016.

Se depender da vontade do governador, ele traz de volta para sua base o PDT de Ronaldo Lessa e o PT de Paulão. Renan Filho também “namora” o PSB do deputado federal JHC. A possibilidade de acordo com o ministro Maurício Quintella  (PR) está descartada.

Renan Filho já se acertou com Givaldo Carrimbão, trocando o comando da Seprev. As conversas com a bancada federal também passam pelo senador Fernando Collor, com o deputado federal Cícero Almeida, com os deputados Nivaldo Albuquerque e Rosinha da Adefal (suplentes no exercício do mandato) e, claro, com o deputado federal Marx Beltrão, atual do Turismo.

Investimentos

Se no campo político o governador ainda lida com incertezas, na área administrativa o ano deve ser de muitas realizações. O governo  começa o ano com recursos em caixa para a realização de obras e também para o reforço de ações na saúde, educação e segurança.

Em mensagem de fim de ano na TV, o governador fez balanço positivo das ações do governo até agora e anunciou o reforço em áreas nestas três áreas.  Renan Filho também deu pistas de que pode ampliar as contratações de pessoal no serviço público.

“Somos um governo com as finanças equilibradas e os salários em dia. E o ano novo vai nos encontrar prontos para avançar mais”, diz Renan Filho em mensagem de final de ano para os alagoano.

Em caixa

Na contramão da crise, Alagoas é o estado que apresenta hoje a melhor saúde financeira do país. O estado fecha 2016 com um superávit primário de mais R$ 1,1 bilhão e com recursos garantidos para tocar obras em diferentes setores e regiões.

Renan Filho parece apostar principalmente na melhoria dos serviços públicos e na realização de obras como principal estratégia para garantir sua recondução ao governo em 2018. Nesse caminho, as conversas políticas tem um grande peso, mas só devem se tornar decisivas mais próximas das eleições. Até lá o cenário político de Alagoas tende a mudar, ao sabor de operações como a lava jato e com a permanência – ou não – de Michel Temer na presidência.

rf mensagem fim de ano

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoana esperançosa!

    Já que não tivemos reajuste de 0% em 2016, seria maravilhoso se desse um reajuste agora em 2017, já que os deputados reajustaram seus próprios salários.

    Reply
  2. Decepcionado

    Não é machismo. É que são incompetentes mesmo. As secretárias de saúde,esportes e cultura já deveriam ter saído há muito tempo. 02 por já terem a ficha suja como gestoras da uncisal e de uma prefeitura o interior e a outra por nunca,ter sido atleta,não é desportista.enfim,além de não entender nada da pasta é do PC do B um partido que não tem nenhum representante legislativo a favor dos interesses do governo estadual e tem logo 02 secretarias no governo. E não tire só a secretária de esportes não governador,tire todos os membros desse partido da secretaria. Inclusive,se o senhor não sabe tem cargos comissionados na secretaria de esportes que trabalharam para o Rui Palmeira,são ligados a um vereador que é do partido do prefeito.

    Reply
  3. JOSÉ

    RESTA SABER SE O GOVERNADOR RENAN FILHO ESTÁ COMBINANDO ESTAS ALIANÇAS COM A POPULAÇÃO QUE ESTÁ ENGASGADA COM A MAIORIA DOS POLITICOS.

    QUEM ESTÁ CITADO RESPONDENDO A INVESTIGAÇÃO NÃO TEM CONDIÇOES DE ENCARAR A POPULAÇÃO PARA PEDIR VOTOS E O POVO SABE QUEM SÃO ESSSAS FIGURAS ENVOLVIDAS EM SAFADEZA, OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO DISPONIVEIS.

    COM COLLOR FIRMANDO ALIANÇA COM RUI PALMEIRA SE DESENHA UMA PRETENSÃO DO PREFEITO DA CAPITAL EM CANDIDATAR-SE AO GOVERNO EM 2018.

    Reply
  4. JOSÉ

    LASTIMÁVEL PARA O BRASIL TER UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA COM OS PIORES ÍNDICES DE ACEITAÇÃO POPULAR.

    NO CARGO SEM TER RECEBIDO UM SÓ VOTO, ESTE PRESIDENTE TEMER APESAR DE SER UM JURISTA NÃO SABE FALAR, DISCURSAR, É MUITO FRACO.

    Reply
  5. JOSÉ

    O POVO TEM O DISCERNIMENTO DE SE REUNIR PARA IR AS RUAS PARA COMEMORAR A CHEGADA DE ANO NOVO, MAS É INCOMPETENTE PARA UNIDOS IREM A PORTA DO CONGRESSO NACIONAL EXPULSAR OS POLITICOS CORRUPTOS.

    TODOS OS POLITICOS SAFADOS TEM NOME E ENDEREÇO, ROUBARAM E CONTINUAM ROUBANDO DE TODAS AS FORMAS, A JUSTIÇA NÃO OS ALCANÇAM DE FORMA EXEMPLAR.

    O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A PRISÃO E CONFISCO DE MILHÕES DE EMPRESÁRIOS LADRÕES AINDA É MUITO POUCO, PRECISA SE AVANÇAR MAIS, ALCANÇAR TODOS OS CANALHAS.

    Reply
  6. Cacau

    Como sempre fica claro que tudo é conchavo ´político. Tirar um cara competente como o Antonio Pinaud,que pode ser aproveitado até na secretaria do trabalho, e manter Luciano Barbosa na educação,Cláudia Petuba no esporte e Milena Freitas na cultura é dar a população a condição de diagnosticar que é um péssimo governante.

    Reply
  7. Agnelo

    Para Saúde porque não a medica Verônica Medeiros, ela já foi secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, pessoa muito competente.

    Reply
  8. Decepcionado Demais

    E o rateio do fundeb para os profissionais da educação cadê ? Já receberam o repasse e já foi publicado no diário. Cadê o dinheiro ?

    Reply
  9. Cacau

    Edivaldo,para se ter idéia do descaso com o esporte aqui em Alagoas,além da manutenção dessa secretária, basta comparar com a atitude do Prefeito de Recife que assumiu agora ao nomear como secretária de esportes a Yane Marques,ex-aleta olímpica. Enquanto aqui as secretarias de esporte de Maceió e do Estado são do PDT e do PC do B,rspectivamente,o que demonstra claramente incompetência de gestões.

    Reply
  10. Elisa Leitão

    Acho muito bom termos candidatos com formação política no poder. Sendo honesto, comprometido e realizador é tudo de bom.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *