Rui x RF: prefeito e governador aparecem “empatados” em pesquisa
   12 de março de 2017   │     22:30  │  3

Vou logo avisando: o empate é técnico e a pesquisa não é eleitoral. Os números revelados pela coluna de Cláudio Humberto neste domingo, 12, serão conhecidos com mais detalhes a partir da divulgação da pesquisa do Instituto Paraná, divulgada a conta-gotas.

O levantamento é o mesmo em que o ex-presidente Lula (http://wp.me/p6TEFy-3Pk) aparece com 39% das intenções de votos dos alagoanos.

O levantamento do Paraná Pesquisa, encomendado pelo portal Diário do Poder, mostra que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), tem 65,1% de aprovação, enquanto o governador Renan Filho (PMDB) aparece 62,9% de aprovação.

Segundo os números antecipados pelo colunista, Rui tem 42,7% ótimo e bom e Renan Filho 40,8%. No item ruim e péssimo, Rui e Renan tem 18,7% e 19,2%, respectivamente.

Os dados da pesquisa ainda não estão ainda suficientemente claros. Alguns detalhes são específicos de Maceió. Veja: “Indagados sobre se escolheriam morar em outra cidade ou continuar em Maceió, 75% dos entrevistados escolhem a capital alagoana”.

O levantamento, no entanto, teria sido realizado na capital e em mais 45 cidades. O Paraná Pesquisa entrevistou 1.500 alagoanos em 46 municípios do Estado. A margem de erro é de 2,5% e a confiabilidade de 95%.

Comparando

A pesquisa do Instituto Paraná terá, claro, “leituras” diferentes e pode estimular uma eventual candidatura de Rui Palmeira ao governo de Alagoas. Atualmente, o prefeito de Maceió é considerado o adversário mais forte do governador Renan Filho e não sabe se vai ou não entrar na disputa. A decisão só será anunciada no próximo ano.

Se for candidato a governador, uma das estratégias que será usada pelo Palácio dos Palmares no “enfrentamento” passa pela realização de obras na capital. A equipe do governador Renan Filho vai fazer a comparação entre as obras realizadas pelo estado e pela prefeitura: “atualmente o Rui Palmeira não tem nenhuma ação importante na cidade, enquanto o governador Renan Filho tem muito o que mostrar”, avalia um importante peemedebista.

Áreas mais críticas

De acordo com o levantamento, a menor nota da gestão de Renan Filho é a transparência nos gastos públicos (3,8), seguida da saúde e assistência médica, com nota 4,4. Segurança Pública teve nota 4,5 e assistência social nota 4,6. A área de educação tem a melhor avaliação, com nota 5,3.

paranapesquisa

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. SEM sobrenome

    E o que o pêtê tem a ver com renan e rui? Enquanto alienados igual vc ficar só sacrificando um único partido pela miséria e corrupção do Brasi,l os demais só agradece.

  2. João Luiz Pereira Tavares

    Bom. É preciso mudanças com criatividade, mudanças sui-generis — mesmo que pequenas!

    Quanto ao PT… é BREGA d +
    Todos PeTralhas, ¿já observaram?, são sempre BARANGOS. Mesmo vale para as PeTralhas, que são BARANGAS.
    Será por quê?
    É O BRASIL DE 13 anos de PeTê…
    o Petismo É de um vigarismo & picaretagem simultâneas!
    O PT (juntamente com Satélites: PSOL; PCdoB) adora PICHAÇÕES e todo tipo de breguices. O mesmo se pode falar de uma tal de Coração Valente: baranguice política.
    A educação (e a ARTE), como desejava Cristovam Buarque ainda no ínicio desse século com um projeto fabuloso, abortado pelo populista & vigarista Lula em seu 1º governo, tinha que ter sido PRIORIDADE. Não foi. Eis aí o PeTê.
    Sim, é hora de se livrar de trastes.

  3. Mota

    Nessa briga de gente “grande”, o povo poderá escolher um “pequeno” para ser o governador. Lembram da primeira eleição de Ronaldo Lessa, um nanico que saiu vitorioso frente uma grande força da politica? Em 2018 será o Ministério Público o grande divisor das águas. Podem apostar!

Comments are closed.