Deputado do PT garante R$ 1 milhão para homenagem a industrial
   20 de março de 2017   │     22:38  │  0

Ironia do destino? Talvez!

Passados 100 anos de sua morte, o empreendedor que é considerado um dos mitos da indústria nacional terá, enfim, uma homenagem a sua altura.

No sábado, 18, o governador Renan Filho lançou, ao lado do prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, a pedra fundamental do Memorial Delmiro Gouveia.

Em quem estava lá, microfone na mão, era o deputado federal Paulão, a maior liderança dos trabalhadores de Alagoas dos dias atuais.

Foi de Paulão, um representante dos trabalhadores, a emenda parlamentar de R$ 1 milhão que garantiu os recursos – em grande parte – para a execução da obra que vai homenagear um empresário que mudou a história do sertão alagoano.

Ao participar do lançamento da pedra fundamental do memorial, Paulão registrou: “O espaço é uma homenagem a esse visionário, que construiu em 1914, a Fábrica da Pedra, primeira industria têxtil no sertão alagoano, e o primeiro pólo industrial do Nordeste brasileiro”.

O Memorial Delmiro Gouveia contará com sala multimídia para a exibição de filmes e documentários, sala de exposição permanente sobre Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, sala para reuniões e uma estátua em tamanho natural de Delmiro Gouveia.

Mérito para Paulão, o governador e o prefeito que vão ajudar a resgatar a história de Delmiro Gouveia, que ainda não tem – como deveria – seu lugar na história do Brasil e de Alagoas. Mas essa, é outa “estória”…

De resto, fica aqui o registro, nos links a seguir, feito pela Agência Alagoas e prefeitura de Delmiro Gouveia, sobre o memorial que entre outras coisas pode ajudar a alavancar uma nova opção para o desenvolvimento local – o turismo.

http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/14583-governo-do-estado-ira-construir-memorial-em-homenagem-a-delmiro-gouveia

http://www.delmirogouveia.al.gov.br/single-post/2017/03/14/Delmiro-Gouveia-ter%C3%A1-memorial-em-homenagem-ao-fundador-da-cidade

memorial