Secretária de RF desabafa: O PSDB fez menos em 8 anos do que fizemos em 2 anos e meio
   12 de maio de 2017   │     17:39  │  6

O desabafo é da secretária Executiva da Educação do governo de Renan Filho. Braço direito do secretário e vice-governador Luciano Barbosa, Laura Cristiane de Souza foi postando no perfil pessoal dela no Facebook, numa reação a críticas que foram feitas em um site local por um deputado estadual do PSDB.

Ela não dá nome aos bois. Mas não fica difícil adivinhar. O PSDB tem apenas três deputados na Assembleia Legislativa (Gilvan Barros Filho, Edval Gaia Filho e Rodrigo Cunha). Apenas um deles, como se sabe, tem perfil crítico ao governo.

O que Laura diz no seu desabafo? Que a atual gestão fez mais em 2 anos meio do que o governo anterior, do ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) fez em 8 anos: “O PSDB que em oito anos de gestão não fez um quinto do que fizemos em dois anos e meio… O PSDB que loteou a Educação… Que deixou escolas sucateadas… Que queimava todo o orçamento da educação na área meio, através de contratos milionários…

..A situação era tão ruim que até mesmo o ex-Governador admitiu o descaso com o qual tratou a educação estadual.”

Depois de enumerar as realizações da atual gestão, Laura encerra com um desafio: “Honestamente, deputado, admita que nunca se fez tanto!!!”.

Embora não cite o deputado, a reação da secretária veio depois de críticas feitas por Rodrigo Cunha na ALE, na última quarta-feira, de acordo com texto da Comunicação da Assembleia: “segundo o parlamentar, há muito ainda por se fazer pela educação em Alagoas. Em algumas escolas, cita Cunha, faltam professores, merendeiras e ginásios poliesportivos, e que a realidade vai além do que é apresentado nas propagandas institucionais do Governo”.

Leia aqui, na íntegra:

http://www.al.al.leg.br/comunicacao/noticias/rodrigo-cunha-denuncia-precariedade-em-escola-de-penedo

Agora é esperar pela tréplica. Ela virá, com certeza!

Leia aqui mais trechos do desabafo de Laura:

Eu tenho evitado falar de política nas redes sociais… Mas há coisas difíceis de engolir!!!!

Ver deputado do PSDB falar mal da educação pública estadual é de dar náuseas!!!

Logo quem?

O PSDB que em oito anos de gestão não fez um quinto do que fizemos em dois anos e meio…

O PSDB que loteou a Educação…

Que deixou escolas sucateadas…

Que queimava todo o orçamento da educação na área meio, através de contratos milionários…

Que destruiu a auto-estima e a motivação dos servidores…

Em janeiro de 2015 encontramos uma pasta acabada, destruída e desacreditada pela sociedade e pelos servidores.

A situação era tão ruim que até mesmo o ex-Governador admitiu o descaso com o qual tratou a educação estadual.

Nos primeiros meses, nossas reuniões com os gestores eram duríssimas, pois pra eles era difícil acreditar que alguém tivesse a disposição de fazer um trabalho sério e comprometido.

Hoje ainda temos problemas, isso é inegável, como também são inegáveis os avanços:

-Construímos 35 ginásios e temos mais 34 licitados;

– Reformamos 115 escolas;

– Construímos 5 escolas;

– Entregamos 74 laboratórios de informática com 21 máquinas novas;

– Implantamos laboratórios de robótica em 95 escolas;

– Acabamos com a interferência política na Secretaria, implantamos a seleção para gerentes regionais, dando a qualquer gestor escolar da rede pública de Alagoas, a possibilidade de ocupar esse cargo de grande relevância para a Educação.

– Aumentamos em 36% a remuneração dos professores temporários e acabamos com os atrasos de até 3 meses de pagamento que eles eram submetidos;

– Formamos 2500 alunos do PRONATEC;

– Criamos o Prêmio Destaques da Educação para valorizar nossos profissionais;

– Implantamos 35 escolas de ensino médio em tempo integral, num modelo elogiado e reconhecido nacionalmente. A primeira escola foi implantada com 2 meses de gestão. Por outro lado, a atual gestão da prefeitura de Arapiraca, do PSDB, nesse mesmo tempo não conseguiu sequer começar o ano letivo.

– Na Gestão passada, Alagoas era o único estado da Federação que não fazia parte do Programa Ensino Médio Inovador, hoje temos 139 escolas aprovadas.

– Repassamos às escolas 17 milhões de reais, dando mais autonomia à escola, fortalecendo a gestão democrática e o controle social;

– Valorizamos a Função de Gestor Escolar;

– Realizamos o 1º Encontro Estudantil, valorizando a produção de nossos estudantes e trazendo-os para o centro do processo educativo.

– Atuamos em colaboração com os Municípios, criamos o Prêmio Ib Gatto e, através dele, premiamos 228 escolas das redes municipais.

– Lançamos o Programa Escola 10 e com ele fortalecemos as estratégias de acompanhamento pedagógico para as redes municipais e rede estadual;

– Fortalecemos os laboratórios de aprendizagem para corrigir as distorções idade-série;

– Criamos a função de articulador de ensino para trabalhar a formação continuada em serviço, são 400 articuladores na rede estadual e cerca de 1700 nas redes municipais;

– Financiamos a aplicação da Prova Alagoas para 75 mil estudantes das redes municipais e estadual;

– Entregaremos mais de 75 mil kits com material didático complementar de língua portuguesa e matemática, feito aqui mesmo na imprensa oficial, para as redes municipais e estadual;

– E ainda tem muita coisa chegando, Cepa de Arapiraca, Reforma do Cepa em Maceió, Programa de Iniciação Científica Jr., Jovem Aprendiz na Educação, Estudante Nota 10, Exames Supletivos on line, ICMS Educação…

Tudo isso em 28 meses de gestão.

Por tudo isso, aceitaria críticas de qualquer um, menos de alguém que fez parte da pior gestão que a educação de Alagoas já viveu. Honestamente, deputado, admita que nunca se fez tanto!!!”

Laura Souza, secretária Executiva da Educação de Alagoas

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. MARCOS GAZZANEO

    A ARROGÂNCIA EM PESSOA, OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO ESTÃO SOFRENDO NAS MÃOS DESSA MOÇA E DO TAL LUCIANO BARBOSA. ATENÇÃO LAURA, VOLTA PRA UFAL DE ARAPIRACA, LÁ É TEU LUGAR. ATENÇÃO CGU DEEM UMA PASSADA E VEJAM O QUE O LUCIANO E A LAURA ESTÃO FAZENDO NA EDUCAÇÃO. ATENÇÃO MP E MPF.

  2. JOSÉ

    A CONSIDERAR AS CONSIDERAÇÕES GRAVES DA ILUSTRE SERVIDORA PÚBLICA, AS FIGURAS ENVOLVIDAS COM A EDUCAÇÃO NO GOVERNO ANTERIOR DEVERIAM, TODAS SEREM PRESAS SE ESTE PAÍS FOSSE SÉRIO.

  3. Indignado

    Isso tudo deve acontecer no gabinete com ar-condicionado dessa alienada. Quer enganar quem Dona Maria ? Para provar que você está mentindo basta ver que você não citou o transporte escolar e isso é fácil de dizer porquê : FOI PUBLICADO NA IMPRENSA NA ÚLTIMA SEMANA O ATRASO DE MAIS DE 02 MESES NO PAGAMENTO DOS ÔNIBUS E MOTORISTAS e mostrada A PÉSSIMA SITUAÇÃO DA MAIORIA DOS ÔNIBUS.

  4. DANIEL

    RF o governo dos impostos! É não bonzinho que o
    Pobre hoje não tem condições de comprar seu primeiro
    Computador do fim do incentivo à informática!

  5. André Esteves

    Isso no governo de Ladrão Filho??? E como ninguém ver isso??? A senhora quer chamar a gente de otario, Secretária???

Comments are closed.