Arthur Lira deixa liderança do maior bloco parlamentar da Câmara Federal
   17 de junho de 2017   │     13:27  │  1

Após dois meses – de 20 de março a 21 de maio – o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) deixou a liderança do maior bloco parlamentar da Câmara Federal, formado pelo PP, PODE (antigo PTN) e PTdoB.

O bloco que passou a ser liderado por pelo deputado Alexandre Baldy (PODE/GO), perdeu ainda durante a liderança de Arthur a participação do PHS. Com isso diminui seu poder e se igualou a bancada do maior partido da Câmara – a do PMDB.

Arthur permanece, no entanto, como líder do PP – que tem a terceira maior bancada da Casa (47 deputados), atrás do PT (58) e PMDB (64) e à frente de grandes partidos como PSDB (46) e PR (39).

Segundo versão divulgada por um site local, de Lira teria perdido a liderança bloco numa manobra do governo de Michel Temer.

Em nota, o deputado nega, o que poderia ser não só uma derrota pessoal, mas também a sinalização de que estaria perdendo espaço e força junto ao governo.

De Lira diz que foi definido um sistema de rodízio de lideres e que voltará a liderança do bloco em julho. Agora, é esperar e conferir.

Nota do deputado Arthur Lira

Veja a nota do deputado enviada a um site local:

Ao contrário do que noticiou o blog Politicando, a liderança dos Blocos Parlamentares na Câmara dos Deputados funciona em sistema de rodízio e não por indicação do Governo. Cada partido que compõe um Bloco Parlamentar exerce a liderança em período proporcional ao número de deputados da bancada.

No caso do Bloco Parlamentar formado pelo PP, PODE e PTdoB, composto por 64 parlamentares, 47 deles do PP, o Deputado Federal Arthur Lira, Líder do PP na Câmara, exerceu a liderança de 20 de março a 21 de maio e voltará a exercê-la em mais dois períodos durante 2017: de 3 de julho a 27 de agosto e de 16 de outubro a 22 de dezembro.

Como acertado por todos os integrantes do Bloco Parlamentar PP, PODE e PTdoB, findo o primeiro período de liderança (20 de março a 21 de maio), Arthur Lira passou a liderança para o deputado Alexandre Baldy (PODE) para o período de 22 de maio a 18 de junho.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.