Nova pesquisa: Renan Filho e Renan Calheiros lideram para o governo e Senado
   5 de julho de 2017   │     15:31  │  3

Uma nova pesquisa de intenção de votos para governo e Senado, divulgada nesta quarta-feira, aponta para a liderança do governador Renan Filho (PMDB) e do senador Renan Calheiros (PMDB), que devem concorrer a reeleição em 2018.

Registrado no TRE-AL com o número 06664, a pesquisa foi realizada pela Compset/Cada Minuto. Sediada em Salvador, a Compset tem atuação em estados do Nordeste. Foram realizadas 1800 entrevistas em Maceió e Região Metropolitana, Agreste, Sertão, Baixo São Francisco e Litoral Norte, entre 29 de junho e 1° de julho, com margem de erro de 2,31% e confiança de 95%.

Os resultados apresentados aqui por outros institutos de pesquisa, entre os quais o Ibrape e Falpe, são confirmados pela pesquisa Compset, que montou um cenário para o governo e outro para o Senado, com base em eventuais candidaturas para estes dois cargos.

Para o governo, a pesquisa apresentou aos entrevistados apenas dois nomes.

De acordo com a pesquisa, o governador Renan Filho (PMDB) teria, se a eleição fosse hoje, 37% das intenções de voto, abrindo uma vantagem de 11 pontos percentuais em relação ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que aparece com 26%. O número de indecisos, de 22% é alto, assim como o de branco e nulo (16%), o que mostra que existe “espaço” para um terceiro candidato.

Para o Senado, disputa é mais acirrada

Para as duas vagas de senador, o cenário da pesquisa incluiu apenas 4 possíveis candidatos: Renan Calheiros (PMDB), Benedito de Lira (PP), Teotônio Vilela Filho (PSDB) e Marx Beltrão (PMDB).

No geral, o levantamento confirma os resultados apresentados por outros institutos, com Renan e Teo Vilela nas primeiras posições.

O que destoou mesmo foi a citação do ministro do Turismo, que aparece na terceira posição, à frente de Benedito de Lira. Nas demais pesquisas divulgadas até agora, Marx Beltrão aparece na última posição, com menos de 10% das intenções de votos.

De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje e fossem apenas estes os candidatos, o senador Renan Calheiros (PMDB) teria 27% dos votos, com uma pequena vantagem para os outros concorrentes. Téo Vilela teria 26%, Marx 25% e o Biu 20%.

 

O resultado da pesquisa para senador inclui a soma dos 1° e 2° votos.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Rosivaldo

    Pesquisar meramente “mentirosa” como a administração de Renan Filho, são blá blá de mentiras e mentiras, mais é nas urnas que a verdade vai aparecer, Fora Calheiros, tal pai tal filho.

  2. Tadeu Lira

    Caro Edvaldo, é equivocada sua observação de que a pesquisa da Compset destoa das demais com relação à posição do ministro Marx Beltrão. Senão vejamos. Um olhar mais atento poderia encontrar em seu proprio blog, pesquisa do Inrape de 06 de março, aqui postada em 21 de março, traz Marx Beltrao em terceiro lugar com 23%.
    No mesmo mes de março o instituto paraná em ouytra pesquisa em todo estado encontra o ministro com 16% em cenário com 6 candidatos.
    Merece portanto o devido reparo sua observação de que o ministro sempre apareceu com pontuação nao superior a dez pontos. Nas sondagens que abrangem todo estado Marx twm demonstrado com notável desempenho que sua candidatura é pra valer.

  3. Vitor

    Edvaldo Junior, você já tá fazendo campanha antecipada dos Renans!!! Só os tolos e ingênuos acreditam nesses dados!!!

Comments are closed.