Veja quem ganha para federal por região em Alagoas
   11 de agosto de 2017   │     21:17  │  2

O levantamento é do Ibrape e foi realizado entre 26 e 30 de julho com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, com intervalo de confiança estimado de 95% e margem de erro de 3%. A amostragem foi realizada em 45 diferentes cidades de todas as regiões alagoanas.

O Ibrape montou cenário para o governo, para presidente, Senado – já divulgados aqui – e deputado federal. Já divulgamos o resultado geral da pesquisa Ibrape no estado. Agora você vai ver em primeira mão o resultaldo detalhado, por região.

Resultado geral

O Ibrape montou um cenário com 14 candidatos eventuais à Câmara dos Deputados, entre os nomes mais prováveis, que vem sendo citados para as eleições de 2018.

Na pesquisa estimulada, quem desponta na liderança, como boa promessa para as próximas eleições, na capital é Heloísa Helena, com 14%, seguida de Ronaldo Lessa, com 9,1% e Carimbão, 8,1%. Em quarto, aparece JHC, com 5,3%, seguido de Arthur Lira (4,5%), Rodrigo Cunha (4,1%), Joaquim Beltrão (3,6%), Paulão (1,8%), Maurício Quintella (1,6%), Pedro Vilela (1,4%), Rosinha da Adefal (1,3%), Sérgio Toledo (1,3%), Nivaldo Albuquerque (1,3%) e Severino Pessoa (0,9%).

Resultado por região

O resultado geral do Ibrape não traz grandes surpresas, mas consolida a liderança de nomes “novos” nessa disputa, como Heloísa Helena e Rodrigo Cunha. Entres os deputados que vão disputar a reeleição, despontam Ronaldo Lessa, Carimbão e JHC.

O resultado por região mostra desempenhos diferentes entre os candidatos.

Heloísa tem seus melhores desempenhos na Grande Maceió (17,1%), Maceió (14,5%) e Norte (13,5%).

Já Ronaldo Lessa é melhor na região Norte (16,23%), Grande Maceió (12,4%) e Mata (11,8%).

Carimbão mais uma vez surpreende e desponta com forte liderança no Sertão (28,8%), Agreste (14,9%) e Sul (15,2%).

Nos casos de Carimbão e Lessa, uma visível migração de votos. Os dois começaram a carreira por Maceió, onde tinham maior densidade de votos. Na pesquisa aparecem, respectivamente, com 9,9% e 6%.

JHC tem seu melhor desempenho em Maceió, onde foi o mais votado em 2014, com 9,5%, seguido da Mata (6,6%) e Grande Maceió (4%).

Arthur Lira vai melhor no Agreste (10%), Norte (5,7%) e Mata (5,6%).

Entre os demais candidatos, o destaque vai para Joaquim Beltrão. Atual prefeito de Coruripe, o ex-deputado federal é quem tem o melhor desempenho numa única região: 29% no Sul.

Confira na tabela o desempenho dos demais candidatos por região:

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Tony

    Pelas pesquisas, os atuais deputados federais não agradam o eleitorado e a opção da maioria é a renovação na Câmera Federal e não será diferente na Assembleia Legislativa. O eleitor alagoano parece que está mais consciente da necessidade de mudanças radicais no legislativo estadual e federal. Tomara que o mesmo aconteça no executivo.

Comments are closed.