Ibrape Marcehal Deodoro: João Caldas empata com Marx em “reduto” do ministro
   5 de outubro de 2017   │     19:58  │  2

A primeira pesquisa do Ibrape em Marechal Deodoro divulgada aqui traz uma “surpresa” nada agradável para o ministro Marx Beltrão (PMDB). Ele aparece empatado numericamente no município com João Caldas (PSB). Os dois são pré-candidatos ao Senado. A diferença é que a cidade é atualmente uma espécie de “reduto” do ministro. O prefeito do município, Cacau Filho (PSD) é um importante aliado de Marx Beltrão.

A cidade, com cerca de 46 mil habitantes está entre os 20 maiores municípios do Estado em população e tem a economia dominada pela atividade canavieira, polo industrial e turismo. O atual prefeito, Cacau, está no primeiro mandato.

O levantamento do Ibrape mostra o atual cenário político no município. A pesquisa foi realizada no dia 3 de outubro 2017, com 800 eleitores de 16 anos ou mais, em todos os bairros e povoados de Marechal Deodoro. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Neste levantamento, o Ibrape quis saber a opinião do eleitor para, governador, senador e deputado federal.

Renan Filho lidera

O Ibrape quis saber, se as eleições fossem hoje, em quem o eleitor votaria, num cenário com 3 candidatos no voto estimulado.

Em Marechal Deodoro, o atual governador venceria no primeiro turno. Se as eleições fossem hoje, segundo o Ibrape, Renan Filho (PMDB), teria 37% dos votos, Rui Palmeira (PSDB) ficaria com 24% dos votos e JHC (PSB) com 9% dos votos.

A pesquisa mostra ainda 16% de indecisos e 14% de brancos ou nulos.

No confronto direto, Renan Filho teria 38% e Rui Palmeira 28%.

Renan lidera para o Senado

Diferente das pesquisas de Atalaia e Campo Alegre, lideradas por Benedito de Lira, quem está à frente em Marechal Deodoro é o senador Renan Calheiros. A “surpresa” na cidade – repito – é o empate entre Marx Beltrão e João Caladas.

O Ibrape montou, como nos levantamentos anteriores, um cenário com cinco prováveis candidatos ao Senado: Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB).

O levantamento simulou, mais uma vez, o primeiro e segundo votos para senador – nas eleições de 2018 serão duas vagas e o eleitor votará duas vezes para o Senado.

Na soma dos dois votos, se as eleições fossem hoje Renan Calheiros teria 32%. Em segundo lugar aparece Teotônio Vilela com 26% e Benedito de Lira teria 22. Com 10%, cada um, Marx Beltrão e João Caldas empatados no quarto lugar

Dos entrevistados, 24% se disseram indecisos e 23% disseram que vão votar branco ou nulo.

Dois votos

De acordo com a pesquisa, no primeiro voto Renan Calheiros ficaria com 22%, seguido de Téo (13%) Benedito de Lira teria (12%), Marx (3%) e João Caldas (3%).

O segundo voto, de acordo com o Ibrape ficaria assim: Téo 13%, Renan 10%, Biu 10%, João Caldas 7% e Marx 7%.

Ronaldo Lessa

O resultado de Marechal Deodoro aponta mais uma vez o favoritismo de Ronaldo Lessa e Heloísa Helena. Os dois continuam pontuando bem em todos os municípios, principalmente nos mais próximos de Maceió.

Em Marechal Dedoro, Ronaldo Lessa tem 14,5%, seguido de Heloisa Helena (13,6%), JHC (6,5%), Sérgio Toledo (6,2%), Paulão (3,6%), Carimbão (3,2%), Maurício Quintella (2,7%), Rosinha da Adefal (2,3%), Rodrigo Cunha (2,2%), Joaquim Beltrão (2,1%) e Arthur Lira (1,6%). Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.

Veja as tabelas

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. josé

    QUE CINISMO DESSE CANALHA CARLOS ARTHUR NUZMAN, PRESO PELA POLICIA FEDERAL APARECE DE TERNO, DEVERIA TER O CABELO RASPADO E UNIFORME DE ZEBRA, AQUELE DE PRESIDIÁRIO.

    ESTE BOSTA, JÁ VELHO NÃO TEM VERGONHA, O QUE DIZEM SEUS NETOS, SUA FAMILIA ENFIM QUEM CONHECE ESTE PULHA!.

    PARA ROUBAR , NÃO TEM IDADE, TENHAM DIGNIDADE, RESPEITEM O PAÍS.

  2. josé

    DEFINITIVAMENTE O BRASIL PRECISA DE INTERVENÇÃO MILITAR PARA ESTANCAR A CORRUPÇÃO.

    NADA ESTÁ FUNCIONANDO NESTE PAÍS, UM PRESIDENTE ACUSADO DE LADRÃO, UM CONGRESSO NACIONAL DESMORALIZADO, ESCAPA SÓMENTE O PODER JUDICIÁRIO.

    ELEIÇÕES JÁ, SEM A PARTICIPAÇÃO DE POLITICOS COM CARGOS!.

Comments are closed.