“Presentinho” de fim de ano para o produtor rural: CAR é prorrogado por 5 meses
   29 de dezembro de 2017   │     23:08  │  0

Foi prorrogado nesta sexta-feira (29) o prazo para que proprietários rurais se inscrevam no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A base eletrônica de dados foi criada a partir do novo Código Florestal e contém informações das propriedades e posses rurais, além dos limites das posses com áreas de vegetação nativa e reservadas para preservação.

O novo prazo final para inscrição é 31 de maio de 2018. O decreto foi assinado nesta sexta-feira (29) pelo presidente Michel Temer. O prazo anterior era 31 de dezembro deste ano.

O decreto foi “um mimo” de final de ano para produtores rurais de todo o país que ainda não conseguiram entregar o CAR. No Nordeste quase 20% estão atrasados. Em Alagoas, quase metade ainda não apresentou a declaração.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Álvaro Almeida, diz que a prorrogação do prazo foi uma grata surpresa. “Ninguém esperava essa prorrogação. Mas é importante que o produtor fique atento. O CAR já foi prorrogado outras duas vezes por um ano e agora a prorrogação é por alguns meses, numa clara sinalização de que o governo não vai mais prorrogar. Meu conselho é que o produtor não deixe mais para a última hora”, aponta.

Alagoas na lanterninha

Até o final de novembro, apenas 51,58% dos imóveis rurais – pouco mais de 59 mil propriedades – de Alagoas tinham apresentado o CAR. O Estado tem o menor número de inscrições no CAR. De uma área passível de cadastro correspondente a 2,1 milhões de hectares, apenas 1 milhão haviam sido inscritos no sistema do governo federal até o dia 30 de novembro. A estimativa da Faeal é, que agora, no final de dezembro, estamos em cerca de 60%.

Obrigatória

A inscrição no cadastro eletrônico é obrigatória para todos os imóveis rurais do país. A regularização ambiental das propriedades pode garantir acesso a benefícios e compensações para imóveis que possuem excedentes de vegetação nativa ou cotas de reserva ambiental. Para fazer o cadastro o produtor deve acessar http://www.car.gov.br.

Quem não se cadastrar, entre as penalidades previstas, fica sem acesso a financiamentos bancários.

Boletim

O Boletim Informativo traz dados sobre o cadastramento em diferentes esferas: por região, estado e município. Nestas publicações é possível encontrar informações sobre área cadastrada, perfil de imóveis e outras.

Até 30 de novembro de 2017, já foram cadastrados, mais de 4.5 milhões de imóveis rurais, totalizando uma área de 420.722.670 hectares inseridos na base de dados do sistema.

Confira o último boletim com os dados do Cadastro Ambiental Rural: