Renan Filho e Collor terão maiores tempos no guia eleitoral
   23 de agosto de 2018   │     20:14  │  0

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) apresentou nesta quinta-feira, 23, o tempo dos candidatos e coligações no guia eleitoral.

Os números do TRE confirmam a estimativa ( veja aqui ) antecipada pelo blog. O programa eleitoral será exibido de segunda a sexta-feira no rádio e na TV, sempre em dois horários. Às segundas, quartas e sextas, usam o espaço os candidatos ao governo, Senado e deputado estadual. Às terças, quintas e sábado, é a vez de candidatos a deputado federal e e presidente.

Entre os candidatos a governador, o maior tempo será de Renan Filho (MDB). Ele terá 4 minutos e 47 segundos em cada bloco. Fernando Collor (PTC) terá 3 minutos e 31 segundos. Juntos, os dois candidatos que também aparecem melhor colocado nas pesquisas, usarão 95% do tempo de rádio e TV (10 minutos em cada bloco).

O terceiro maior tempo será de Basile Christopoulos (PSOL), de 16 segundos, seguido de Josan Leite (PSL), 14 segundos e Melquezedeque (PCO), com 10 segundos.

O uso do tempo de TV e rádio deve aumentar a polarização entre Collor e Renan Filho. O guia eleitoral, apesar das redes sociais, deve ser decisivo para a definição do eleitor.

Todos os candidatos terão também direito a inserções (anúncios) durante a programação do rádio e TV, diariamente. As inserções serão proporcionais ao tempo do programa eleitoral.

Horário

O horário eleitoral na TV começa no dia 31 de agosto e vai prosseguir até 4 de outubro em blocos. No rádio, haverá um bloco às 7h e outro às 12h. Na TV, o primeiro bloco será veiculado às 13h e o segundo às 20h30.