Com apoio de Lula, Haddad se aproxima de Bolsonaro e fica em 2o lugar
   14 de setembro de 2018   │     17:49  │  0

Uma nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 14, na Revista Exame, mostra que o candidato do PT à presidência, Fernando Haddad deve chegar ao segundo turno. Como o apoio de Lula, ele encostou em Bolsonaro, se descolando dos outros candidatos, e assumiu isoladamente o segundo lugar da disputa.

Na nova pesquisa eleitoral divulgada pela XP Investimentos, Bolsonaro aparece com 23%, enquanto Haddad tem 16%. Ciro Gomes (PDT) fica para trás, com 11%.

A pesquisa também testou um cenário, em que Haddad disputaria sem o apoio de Lula. Neste caso, ele cairia e ficaria em terceiro, com 10%, enquanto Bolsonaro teria 26% e Ciro 12%. 

A pesquisa está registrada no TSE sob o número de identificação BR-07277/2018.

Leia o texto da Exame:

Com apoio de Lula, Haddad passa Ciro e vai para 2º turno, diz XP

São Paulo – Nova pesquisa eleitoral divulgada hoje (14) pela XP Investimentos mostra que, com apoio de Lula, Fernando Haddad (PT) vai para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL). Bolsonaro aparece com 23%, enquanto Haddad tem 16%. Ciro Gomes (PDT) fica para trás, com 11%.

A pesquisa, contudo, divide Haddad em dois cenários: sem apoio de Lula e com apoio explícito de Lula. No primeiro caso, sem apoio de Lula, Haddad ainda apareceria em terceiro, com 10%. Bolsonaro (26%) e Ciro (12%) iriam para o segundo turno.

A pesquisa encomendada pela XP foi feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) durante os dias 10 e 12 de setembro, por telefone.

No 1º turno – Haddad com apoio de Lula

Jair Bolsonaro – 23%;

Fernando Haddad – 16%;

Ciro Gomes – 11%;

Geraldo Alckmin – 9%;

Marina Silva – 6%;

João Amoêdo – 4%;

Álvaro Dias – 4%;

Henrique Meirelles – 2%;

Guilherme Boulos – 1%.

No 1º turno – Haddad sem apoio de Lula

Jair Bolsonaro – 26%;

Ciro Gomes – 12%;

Fernando Haddad – 10%;

Geraldo Alckmin – 9%;

Marina Silva – 8%;

João Amoêdo – 4%;

Álvaro Dias – 4%;

Henrique Meirelles – 2%;

Guilherme Boulos – 1%

Leia aqui, na íntegra: Com apoio de Lula, Haddad passa Ciro e vai para 2º turno, diz XP