“Amigo dos alagoanos”, novo ministro traz esperança para agricultura familiar de AL
   29 de novembro de 2018   │     11:04  │  1

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) será o futuro ministro da Cidadania no governo de Jair Bolsonaro. O anúncio foi realizado nessa quarta-feira, 28. A pasta vai incorporar o atual Ministério do Desenvolvimento Social, além da Cultura e Esportes.

Terra é médico, já foi prefeito e tem uma longa atuação na área social. Como tal, fez bons amigos em Alagoas. Na lista está a ex-prefeita de Arapiraca, Célia Rocha e os deputados federais Marx Beltrão e Givaldo Carimbão. O empresário e consultor alagoano Ricardo Santa Rita Filho também construiu um bom relacionamento com Osmar e sua equipe em Brasília.

Foi com ajuda deste e de outros políticos alagoanos, a exemplo do senador Fernando Collor, que agricultores familiares de Alagoas tiveram acesso e um tratamento diferenciado de Osmar Terra durante sua gestão no MDS (ele foi ministro até abril deste ano).

Como ministro, Osmar assegurou vários programas sociais que beneficiaram os pequenos produtores de Alagoas e do Nordeste, a exemplo do programa de construção de cisternas e o programa leite.

Embora gaúcho, ele conhece bem a região e o estado, o que renova as esperanças dos agricultores familiares de Alagoas na continuidade de programas de inclusão social.

“O ministro Osmar Terra conhece bem o programa do leite de Alagoas, que se tornou numa referência para o país. Durante sua gestão o programa foi aperfeiçoado, melhorando especialmente a remuneração para os agricultores familiares. Temos agora a certeza de que ele fará o que estiver ao seu alcance para manter não só programa do leite, mas também outros programas de inclusão social e produtivo no governo de Bolsonaro”, aponta o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira, Aldemar Monteiro.

Atualmente, o programa do leite beneficia mais de três mil agricultores familiares e 80 mil famílias carentes em Alagoas. “É um programa único. De um lado garante renda justa para o produtor. Do outro atende famílias que estão em risco nutricional, assegurando um alimento saudável e nutritivo, especialmente para gestantes, nutrizes, crianças e idosos”, aponta Monteiro.

Aldemar e Osmar Terra

Em texto distribuído pela assessoria, a CPLA destaca a nomeação de Osmar Terra. Leia:

CPLA comemora indicação de Osmar Terra para Ministério da Cidadania

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, comemorou a indicação do ex-ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para o Ministério da Cidadania. A escolha do futuro presidente do país, Jair Bolsonaro, foi anunciada nesta quarta-feira (28).

Osmar Terra é deputado federal reeleito pelo MDB. Sua atuação à frente do Desenvolvimento Social teve início em 2016 e seguiu até abril deste ano.

“Ficamos muito felizes com a notícia porque Osmar Terra enquanto ministro reconheceu o esforço e o trabalho realizado pelos agricultores familiares aqui do estado no Programa do Leite. Ele não só renovou o contrato, mas também reconheceu o programa de Alagoas como um dos melhores realizados no Brasil”, afirma Monteiro.

Com uma veia voltada para projetos sociais, Terra conhece Alagoas de perto e os problemas enfrentados no estado e na região Nordeste. Durante sua gestão como ministro, ele realizou modificações no Programa do Leite, conseguindo melhorar o atendimento aos produtores e os usuários.

“Pela trajetória do ministro, nossa expectativa é de que ele possa manter o Programa do Leite, renovando o convênio com o governo do estado, e ajudando os agricultores familiares a sobreviver através do programa e toda a sociedade que precisa desse produto que é distribuído”, acredita o presidente da CPLA.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoano

    O Ministro Osmar Terra também tem uma boa relação com o atual Secretário Fernando Pereira da Seades… inclusive o Programa Criança Feliz (carro chefe da gestão do Terra) vem sendo executado de forma excepcional em Alagoas, se tornando referência no Brasil.

Comments are closed.