Alagoas perde um dos seus mais importantes produtores rurais
   24 de janeiro de 2019   │     18:44  │  0

Clóvis Lemos Farias fez história. Literalmente. Das pistas de vaquejada, onde gostava de correr ainda jovem, nos anos 50, ao uso de tecnologias que tornaram os canaviais de sua família, no município de Coruripe, entre os mais produtivos do Estado.

Produtor de cana, presidente do Sindicado Rural de Coruripe, conselheiro da Federação de Agricultura de Alagoas, pecuarista, criador de cavalos com uma grande paixão pelo quarto de milha, Clóvis faleceu hoje aos 85 anos.

A perda do produtor, que continuava na atividade, tocando os negócios da família com a ajuda dos filhos e netos, foi lamentada pelas principais lideranças do setor produtivo rural de Alagoas (veja algumas notas abaixo).

Para a família, Clóvis deixa o exemplo. Era um dos poucos em todo o Estado a manter a estrutura completa de produtor de cana. Nunca quis transferir para a usina a tarefa de plantar, colher ou transportar sua cana. O tempo mostrou que ele estava certo.

Recentemente estive em Coruripe, com seu filho Clóvis e o neto Rodrigo. Conversamos muito sobre a paixão dos dois por cavalos e pela atividade canavieira. Paixões herdadas naturalmente pela convivência com o pai e o avô.

Com orgulho o Rodrigo me levou para ver a área de cana de seu avô, grande parte irrigada por pivô, com produtividade bem acima da média regional. Uma história que ainda vamos contar.

Clóvis Lemos Farias parte de uma vida certamente bem vivida e deixa um legado para seus filhos e netos. E eles certamente saberão dar continuidade.

Clovis Farias, faleceu aos 85 anos. Seu corpo será velado nesta sexta-feira, 25, no cemitério Parque das Flores com a celebração da missa às 14h e sepultamento previsto para às 15h.

Setor homenageia Clóvis Lemos FArias

Fernando Rossiter, presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana – Coplan:

Clovis tinha uma das mais fortes expressões no setor canavieiro pela sua trajetória. Sempre foi um homem íntegro e trabalhador. Era um amigo para todas as horas, esposo, avô, pai. Essa partida é uma grande perda. Um dos grandes amigos que tive e que merece todas as homenagens e respeito”.

Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas – Faeal:

“Perdemos um amigo leal e um companheiro de luta em defesa da classe produtora rural de Alagoas. O nosso sincero agradecimento. Alagoas e o setor agropecuário perdem um grande homem”.

Edgar Filho, presidente da Associação dos Plantadores de Cana – Asplana:

“O setor canavieiro perder um grande fornecedor de cana, um produtor que deu uma grande contribuição ao nosso setor e ao Estado”.

Klécio José dos Santos, presidente da Cooperativa Pindorama:

“O setor perde um dos grande produtores de cana e grande entusiasta da raça quarto de milha. Em tempo, Clovis deixa como legado seu exemplo de compromisso e trabalho pelo setor produtivo de Alagoas”, declarou o presidente da Pindorama, Klecio Santos. 

Versão oficial:

Agropecuarista Clovis Farias morre aos 85 anos

O setor agropecuário alagoano perdeu nesta quinta-feira, 24, um dos mais importantes defensores classe produtora rural, Clovis Lemos Farias, aos 85 anos de idade.

Líder atuante do setor agropecuário, Clovis Farias era presidente do Sindicato Rural Patronal de Coruripe, além de tradicional criador de cavalos e plantador de cana-de-açúcar.

Ao longo de sua trajetória de vida, ele contribuiu com a construção e solidez de diversas entidades de classe que representam o setor agropecuário, a exemplo da Asplana, Coplan e Faeal, entre outras.

O corpo de Clovis Farias, que faleceu em São Paulo, será velado nesta sexta-feira, 25, no cemitério Campo Parque das Flores com a celebração da missa às 14h e sepultamento previsto para às 15h.