Deputados mais fiéis ao governo de AL reclamam de tratamento do “Palácio”
   2 de maio de 2019   │     0:50  │  0

De volta ao Gabinete Civil há dez dias, Fábio Farias tem um desafio e tanto pela frente – especialmente no campo político. Nos últimos dias, FF tem deputados estaduais reclamar do tratamento do “Palácio dos Palmares”

Nos primeiros dias após o retorno, a agenda de FF incluiu conversas com deputados da “oposição” na Assembleia Legislativa de Alagoas, a começar por Davi Maia, passando por Dudu Ronalsa, Jó Pereira e uma visita ao presidente da ALE, Marcelo Victor.

Oficialmente, são conversas de (re) aproximação. Mas se sabe que na verdade o objetivo é restabelecer pontes.

E não é só FF que tem ouvido reclamações. O articulador político do governo, Ademir Cabral e o próprio governador Renan Filho tem escutado reclamações até mesmo dos aliados mais fiéis do governo.

As queixas vão de “diferença de tratamento” a “demora nas nomeações de cargos”. O argumento mais forte tem sido repetido pelos corredores e até abertamente: parlamentares da base do governo que agem como independente ou oposição tem fatias maiores no Executivo – em alguns casos até secretarias – enquanto os deputados considerados mais leais estão esperando um aceno palaciano.

O que se diz nos corredores da ALE? Que a Ciência e Tecnologia não atende o PRTB, mas apenas a deputada Fátima Canuto; que os cargos e espaços prometidos continuam na base da promessa; que apenas um terço dos deputados do MDB estariam contemplados; que vários ouros deputados eleitos pela coligação de Renan Filho continuam sem definir seu “tamanho” junto ao governo.

Talvez seja por isso que só o líder do governo, deputado Sílvio Camelo – mesmo sem espaços mais significativos na gestão estadual– tem aparecido para defender o Executivo nos debates em plenário, cada vez mais acalorados no Legislativo.

Cardápio

O governador Renan Filho vai oferecer na próxima sexta-feira um almoço para todos os deputados estaduais. O prato principal será a relação entre Executivo e Legislativo, que anda mais desgastada do que se imagina. Se é a sugestão do encontro se dá por iniciativa do “conciliador”, não se sabe. Mas após a volta de FF, alguns deputados voltaram ou pensam em voltar a frequentar o Palácio dos Palmares.