RF “leva” prefeitos do PDT para o MDB e “irrita” Ronaldo Lessa
   17 de junho de 2019   │     23:13  │  0

A permanência do presidente estadual do PDT no governo de Alagoas deve ser mais curta do que se imaginava. A mudança de prefeitos eleitos pelo partido em Alagoas para o MDB pode ser a gota d’água. Literalmente.

As relações entre o ex-governador Ronaldo Lessa e o governador Renan Filho já passavam por um desgaste em função de questões administrativas – especialmente redução no número de cargos comissionados na cota do PDT, demora nas nomeações e atraso nos recursos para a Secretaria de Agricultura, pasta hoje comandada pelo pedetista.

O ato de filiação do prefeito de Viçosa, Davi Brandão, eleito em 2016 pelo PDT, ao MDB, na sexta-feira passada, 14, foi um dos gestos que “irritou” Ronaldo Lessa.

Outra baixa, já programada, é a do prefeito Amaro Junior, o Junior Carro Véio, de Jacuípe. Também eleito pelo PDT ele já anunciou que vai para o MDB a convite de Renan Filho.

Em 2016, o PDT elegeu 5 prefeitos em Alagoas. Não bastassem essas duas baixas, o PDT também “perdeu” no sábado passado, 15, o prefeito de Roteiro. Wladimir Brito, deixou o PDT para se filiar ao PP, do ex-senador Benedito de Lira.

Ronaldo Lessa não tem falado publicamente sobre estas baixas, mas tem dito a seus aliados mais próximos de que a “mensagem” do Palácio dos Palmares – com as filiações – é clara. Em outras palavras, seria um “recado” para ele pedir para sair do governo. Será?

Governador Renan Filho abona ficha de filiação do prefeito de Viçosa, Davi Brandão, ao MDB

As filiações

Davi Brandão teve a ficha de filiação abonada por Renan Filho na sexta-feira, 14. Durante o em ato ele disse que “desde o primeiro dia que chegamos lá (na prefeitura) sempre tive em Renan Filho um parceiro com as prioridades de nossa cidade. Recebi o convite do governador para ir para o MDB e não poderia deixar de aceitar”.

“O MDB fica mais forte para cumprir o papel que o partido tem de melhorar Alagoas e seus municípios. Agora nossa parceria vai se aproximar mais, para fazer Viçosa avançar”, disse o governador.

O prefeito de Jacuípe, Amaro Ferreira da Silva Júnior, o “Júnior Carro Véio” disse a um site local que disse que recebeu um convite do governador Renan Filho para se filiar ao MDB. O prefeito disse que aceitar o convite é também uma forma de agradecer. “O governador Renan Filho vem fazendo um grande trabalho por Alagoas e vem ajudando muito a nossa Jacuípe. É também uma retribuição por tudo que ele vem fazendo”, afirmou.

A filiação de Wladimir Brito foi registrada aqui, em texto sobre a convenção do PP, no final de semana.

Hegemônico

Em 2016, foram eleitos 38 prefeitos pelo MDB nos 102 municípios de Alagoas. Desde então, o fez novas filiações de prefeitos e agora deve chegar a 45 prefeitos.

O partido tem ainda a maior bancada na Assembleia Legislativa de Alagoas, com seis deputados estaduais, um deputado federal e um senador. É de longe o mais forte do Estado.