Pesquisa com 105% de eleitores dá liderança a JHC em Maceió… e pode?
   1 de julho de 2019   │     16:48  │  37

Uma pesquisa “realizada” nos dias 9 e 10 de maio deste ano, segundo versão que vem sendo espalhada por um “comunicador” ligado ao deputado federal João Henrique Caldas (PSB) dá ampla vantagem para JHC numa eventual disputa pela prefeitura de Maceió em 2020.

Na pesquisa (veja reprodução), somente divulgada no site do instituto responsável pelo levantamento – Inape Pesquisas – no dia 27 de junho, o deputado aparece com 33%, seguido de Alfredo Gaspar com 10%, Davi Davino Filho com 8% e Ronaldo Lessa e Tereza Nelma, com 6% cada um.

Só divulgada 50 dias depois de realizada, segundo a versão que está sendo distribuída em grupos de Watsapp com link de um site local, a pesquisa tem “erros” que podem ser considerados grosseiros.

O mais grave é a totalização das respostas de intenção de votos para prefeito. Pode pegar a calculadora e somar. Fiz isso várias vezes. Pedi para outras pessoas fazerem o mesmo. O resultado da totalização é 105%.

E pode?

Qualquer cidadão minimamente escolarizado sabe que a conta tem que fechar em 100%. Imagina o que diria um estatístico…

Não é só. No site do instituto que fez o levantamento, o www.inapepesquisa.com.br , a data de realização da pesquisa é 9 e 10 de maio de 2020. Será coisa de vidente?

Made in Ibateguara

O Inape Pesquisa (salvei uma cópia do site em HTML caso seja feita alguma contestação) é aparentemente especializado em Ibateguara, cidade natal da família de JHC. Lá a mãe dele foi prefeita.

Além de Ibateguara, o Inape também fez pesquisas em Colônia Leopoldina, União dos Palmares e Murici, municípios onde o deputado tem forte atuação política.

Será coincidência?

Veja alguns links:

Occhio, melhor ótica de Ibateguara, aponta Inape Pesquisa

Mãe Rainha, a melhor padaria de Ibateguara, aponta Inape Pesquisa

Preço Certo, o melhor supermercado de Ibateguara, aponta Inape Pesquisa

Em maceió, JHC e Lobão, continuam liderando, aponta o Inape Pesquisa

 

COMENTÁRIOS
37

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marcio Lima

    Esse como outros institutos em Alagoas sem credibilidade alguma tentam manipular a opinião dos Maceioenses, só lembrando que a pesquisa fake não tem registro no TRE e tenta beneficiar um candidato que está no segundo mandato na Câmara Federal e não viabilizou NENHUM projeto estruturante a nossa Capital!!! Davi Davino tem minha confiança pois vem mostrando nesse anos como se ação e trabalho em diversas áreas e principalmente nas áreas sociais!

  2. Janderson Silva

    E Vergonhoso ver que ponto alguém e capaz de ir , não tem caráter esse homem ele não tem vergonha na cara,

  3. Janderson Silva

    E Vergonhoso ver que ponto alguém e capaz de ir , não tem caráter esse homem ele não tem vergonha na cara,usa a rádio para se promover e usando pesquisa falsa

  4. Luiz Carlos

    Isso é uma vergonha,tentar manipular a população com essas pesquisas falsas,Maceió não merece esse deputado,e lógico que é feke News,qualquer cidadão com o mínimo de escolaridade sabe que o máximo a se chegar é 100%!

  5. Isabela Florenço

    Um absurdo propagar fake news e ainda mais desta maneira, insultando a população da forma mais baixa! Nem a coerência da porcentagem fazem certo, até a data manipulada… querem enganar a quem? Uma verdadeira vergonha para Alagoas!!

  6. Tayse Alves

    Verdadeiro absurdo colocar uma matéria dessa a chando que é alguma coisa , é cada pesquisa que vou te falar e vez de valoriza o cidadão quer ganhar vantagens, em cima das pessoas com falsas materias.

  7. Alane costa Silva

    Alane Costa
    Rio Largo
    Ao observar essa pesquisa eu pude perceber que a mentira está no ar, pois querem fazer que o cidadão acredite nessa fase news, e mais uma vez querem fazer o povo de palhaço.
    Isso é um absurdo!

  8. Isabela Silva

    SÓ não ver que é fake News quem está “cego”.

    Como podem fazer uma pesquisa tão mentirosa dessas? 105%???? E a data? 9 e 10 de maio de 2020??
    Acorda sociedade, acorda alagoas!
    Umas das pesquisas mais mentirosa de todas, isso tudo foi forjado, sem dúvidas. Infelizmente uma vergonha.

  9. Fernanda Santos

    Como que uma coisa dessa pode proceder em meio de tanta revolta contra a corrupção e as chamadas Fake News? Notícias e dados que são feitos para favorecer alguém… é muito decepcionante a forma que as pessoas se comportam no meio político neste país, e pessoas que agem dessa forma acham que vão enganar a população, mas é nítido que uma pessoa que se sujeita a essa atitude não é digna de ocupar a posição de político, função esta que deveria atender ao povo, não aos seus próprios interesses.

  10. Eloise Santos

    Espero que haja um boa explicação para essa pesquisa grotesca, pois, é inadimissivel que um deputado que se posiciona tanto contra a corrupção se envolver em uma artimanha tão baixa quanto essa! Com certeza vou levar em conta essa fake news na hora de escolher meu candidato! Que decepção!

  11. Thamires

    Vemos nitidamente mais uma fake news. Maceió não precisa de um Deputado que mente em suas pesquisas para enganar a população.

  12. Welisson Santos

    Realmente é inaceitável ver em que ponto nosso país chegou em termos politicos,fica nítido que houve um grande equívoco nessa tal ” Pesquisa” que por sinal até as datas estão totalmente errada.Enfim como cidadão vejo que diante dessa “pesquisa” não existe mas direitos socias,político e ético com os eleitores!

  13. Lael Lima dos Santos

    Qualquer pessoa que tenha uma noção de números sabe que o máximo é 100%, essa pesquisa além de ser uma fake news, literalmente nos chamaram de leigos, uma vergonha!

  14. Emanuele

    Nota se de longe que isso é um belo de um fake news,
    Principalme se tratando de pesquisas feitas em cidades onde se tem apoio e em sua própria radio, claro que colocariam ele lá encima , os puxa saco servem pra isso ….

  15. Vitória Ellen

    O incrível é que a maioria das pessoas acabam se escandalizando com uma notícia mentirosa.
    Como pode a totalização dos resultados chegar a 105%?
    E ainda mais a data da realização da pesquisa é 9 e 10 de maio 2020.
    Avah!! A quem vocês querem enganar.

  16. Williams Da Cruz Lima

    É incrível como um instituto de pesquisa que deveria contribuir com informações relevantes para a sociedade, está mais precupado em gerar e promover fake news, a sede de enganar a população é tamanha que não se preocupam mais esconder suas escolhas políticas, tentando induzir a população ao erro. É necessário que a população leia e se informe mais antes de acreditar em tudo que ver!!! Afinal como pode a pesquisa ter sido realizada em 2020? Como pode a soma das porcentagens ser maior 100%? Simplesmente uma vergonha, chega de Fake news

  17. Gabriela Araújo Batista

    É notório o equivoco dessa publicação, e a Feke News que ela carrega! Só por esses detalhes podemos ter uma prévia de como seria o governo dessa pessoa. Que vergonha!

  18. Sâmara Oliveira da Silva

    Que decepção!
    Ver o nome de um Deputado que é tão querido por seus eleitores em uma pesquisa sem credibilidade alguma, mas não é de se surpreender em um momento político tão fragilizado em nosso País onde o que impera são notícias falsas que servem apenas para confundir a cabeça dos eleitores tornando o povo brasileiro cada vez mais vulnerável a decisões políticas lamentáveis.

  19. Rafaela dos Santos Lopes

    É óbvio que isso é um Feke News, é revoltante ver que querem tirar vantagens para sí através de pesquisas falsas, tentando assim enganar o povo com suas manipulações, esse deputado merece repúdio…

  20. Rafaela dos Santos Lopes

    É óbvio que isso é um Feke News, é revoltante ver que querem tirar vantagens para sí através de pesquisas falsas, tentando assim enganar o povo com suas manipulações, esse deputado merece repúdio.

  21. Eliane

    Nossa! Mas é cúmulo mesmo viu! O problema é que quando alguém brilha e se destaca pelo caráter e por atitudes positivas e plausíveis acaba incomodando quem está nas trevas e com isso começam a difamar e inventar coisas pra confundir a mente das pessoas em geral , mas a verdade por mais que tentem ofuscar ela sempre ficará eminente e latente.

  22. Rani Oliveira

    Atualmente esta sendo muito discutido sobre feke News, não devemos acreditar em tudo que vemos na internet, pois existe pessoas que usam para expor falsas notícias, assim como a dessa materia, um grande absurdo espalhar falsas notícias com a intenção de obter vantagens, tão mentira que não publicam uma hora óbvia, e sobre a porcentagem?? Nem se fala!!! qualquer um que tenha o mínimo de escolaridade sabe que fecha em 100%. Inacreditável!!!

  23. Lays Albuquerque

    Chamou do cidadão descaradamente de burro! Isso não existe! Querer começar uma disputa numa pesquisa que não tem base lógica nenhuma! Leigo ou não no assunto, qualquer pessoa sabe que a porcentagem máxima numa pesquisa com uma amplitude a nível estado é de 100%. E isso ai ta pior que fake news! Saibam, pelo menos, usar a profissão de jornalista da maneira correta!

  24. Ana Santos

    Na realidade eles querem confundir a mente dos Alagoanos. Criando fatos que afetam a inteligência humana, difundido o raciocínio, os pensamentos de todos que são capazes de fazerem suas próprias escolhas.

  25. Jardiliana Regina

    Incrível como um instituto que deveria tratar com respeito a população pela qual ele se compromete em viabilizar informações sejam elas de cunho político ou em outros aspectos, tem feito literalmente o oposto, e tem tratado a sociedade como neófitos.

  26. Thiago Santos

    Incrível como anos de consulta a um instituto de pesquisas eleitoral se perde em apenas um episódio.
    Durante toda a minha vida em todos os pleitos eleitoreiros que participei de agremiações políticas como assessoria de imprensa, sempre busquei dados nesse instituto, mas hoje infelizmente vejo que a confiança e a credibilidade que eles tentam passar se perderam com o tempo.
    A neutralidade e a imparcialidade que deveria prevalecer realmente se desfaleceu e se tornou algo inconfiavel. Fica aqui então uma indagação, será que devemos mesmo valorizar outras informações prestadas pelo instituto citado?

  27. Lucas

    Fake sem duvidas, nem o grau de porcetangem sabe colocar certo.
    Tenha paciência né. Seja coerente e inteligente. Isso aí tá na cara que é fake. ..

  28. Vitória Maria Januário da Silva

    Essa pesquisa é uma tremenda falta de respeito para o cidadão, mais do que isso ela tenta ludibriar-nos com falsas porcentagens de um favoritismo que não existe! É indignante ver até onde vai a capacidade humana em busca fe poder, de alcançar seus objetivos.

  29. David Santos

    Criando fake news sem pudor nenhum! Um absurdo! Qualquer cidadão com O MÍNIMO de escolaridade sabe que o máximo é 100%, chega a ser uma piada com a inteligência do leitor! A verdade é que foi algo tão, mas tão manipulado que nem a data fizeram direito. Falta de caráter mesmo, uma vergonha espalhando notícia falsa!!

  30. Maria Aparecida da Silva

    É vergonhoso ver até que ponto alguém é capaz de ir, isso somente para obter vantagens para si mesmo!

  31. Armando Lopes

    Esse cara é um vigarista, manda ele pagar os débitos do condomínio que ele deve! Não tem meu voto.
    Usa a rádio para se promover,usando pesquisa falsa.

  32. Jorge Luiz

    JHC É UMA VERGONHA PARA MACEIÓ, ESSE DEPUTADO É SÓ MARKENTING SÓ QUER SABER DE REDE SOCIAL, O POVO NÃO PRECISA DISSO DEPUTADO JHC, MACEIÓ PRECISA DE RECURSO QUE VOCÊ NUNCA TROUXE.
    JHC NUNCA

  33. João Paulo

    Uma vergonha tentar manipular a população através de pesquisas viciadas. Hora de tirar a máscara.

  34. Mario

    Uma vergonha, ainda por cima usando a rádio do pai dele, o ilustríssimo João Caldas, pra espalhar uma pesquisa falsa. Sem caráter, acorda Alagoas!

    1. Joana Carvalho

      Família Caldas jamais.
      Maceió não merece esse playboy, só quer saber de rede social, deputado vá trabalhar.

Comments are closed.