Quem vai querer? Oito partidos estão “sem diretório” em Alagoas
   8 de julho de 2019   │     22:48  │  1

Falta muito para as eleições de 2020. E mais ainda para 2022. Ainda assim tem muito político querendo um partido para chamar de seu.

O número de partidos “disponíveis” na praça é maior do que se imagina. De 35 legendas em Alagoas, apenas 15 tem diretórios definitivo. Segundo o TSE, outras 11 legendas tem diretório provisório atualmente no Estado.

O resultado da consulta está na reprodução da tabela abaixo. Mas é importante consultar sempre, porque os dados são constantemente atualizados. Faça sua consulta aqui: órgãos partidários .

No momento da consulta na página do TSE (realizada nessa segunda-feira, 8), outros oito partidos nem diretório provisório tinham em Alagoas.

A maioria, legendas importantes: Patriota, PHS, PMB, PODE, PPL, PRP, PRTB e PSL.

Este é o “retrato” do momento. É provável que nos próximos dias novos diretórios sejam nomeados no Estado pelas direções nacionais destas legendas.

O Podemos, por exemplo, vem sendo “negociado” por Tácio Melo, um dos mais próximos assessores do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB).

O ‘presidente’ do PSL, Flávio Moreno explica que os diretórios provisórios são renovados a cada seis meses, numa sinalização de que deve continuar à frente do partido.

“Em todos o Estados se deu o vencimento (dos diretórios provisórios). Estou mandando um relatório da atividades para a nacional”, aponta Adeilson Bezerra, ‘presidente’ do PRTB que vai continuar à frente do partido em Alagoas.

Uma diferença importante

Uma diretoria provisória de partido pode ser destituída a qualquer momento pela instância superior, diferente de uma diretoria definitiva, que só cai em casos gravíssimos. Em outras palavras, dá para “negociar” um. O outro não.

Provisórios de peso

A maioria dos “grandes” partidos de Alagoas tem diretórios definitivos. Aí se enquadram MDB, DEM, PDT, PL, PT e PPS, entre outros.

Fogem à regra legendas como PSDB e PSB. O que não deve perdurar muito.

Alguns diretórios provisórios devem se tornar definitivos em breve. Este é o plano do PSDB em Alagoas, que prepara uma convenção para o final deste ano, diferente do PSB que é provisório há quase dois anos.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. OLIVEIRA

    Edivaldo, para contribuir com a informação, afirmo que o PRP foi incorporado ao Patriota, enquanto o PPL foi incorporado ao PC do B. Portanto, são dois partidos a menos,

Comments are closed.