Reajuste do servidor estadual: governo vai esperar “melhora na economia”
   8 de julho de 2019   │     0:02  │  13

Maio, mês da data-base dos servidores estaduais de Alagoas, passou sem nenhum sinal de reajuste. Com junho, a história foi a mesma. E nada deve ser diferente em julho.

Até o momento, nenhum sinal.

Conversei por aplicativo com dois dos principais nomes do governo do Estado na área econômica, diretamente relacionados com o reajuste do servidor.

O secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, repete o que já disse antes: “Nenhuma definição até o momento”.

O secretário da Fazenda, George Santoro, diz que está torcendo para o Brasil melhorar: “Por enquanto não estamos vendo sinais reais na economia. Então vamos aguardar mais um pouco para ver como fica este cenário”, pondera.

A avaliação de Santoro é parecida com declarações anteriores. Em outras palavras, sem uma retomada mais forte da economia nacional, os servidores do Estado podem ficar sem reajuste este ano.

Histórico

Durante a gestão de Renan Filho, o primeiro reajuste, aprovado em setembro de 2015, foi de 5%, dividido em 3 parcelas (1% retroativo a maio, 2% em outubro e 2% em dezembro) e não contemplou cargos comissionados.

Em 2016 o governo não concedeu reajuste. Em 2017, o reajuste contemplou todos os servidores. Foram duas parcelas: 3,15% a partir de junho e 3,14% em dezembro, totalizando 6,29%, equivalente ao IPCA (inflação) de 2016.

Em 2018, a proposta de correção dos vencimentos dos servidores foi apresentada na Assembleia Legislativa de Alagoas no dia 5 de maio, mas só entrou em vigor em julho. O reajuste, com base no IPCA, foi de 2,95% em uma só parcela.

E 2019? Se o governo seguir a “regra” dará o IPCA do ano anterior, que foi de 3,75%. Se a crise apertar, pode repetir 2016. A conferir.

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos Ferro

    Caro Edvaldo!

    Enquanto quase todos os estados da federação irão dá reajuste(Paraná 5,09%,Santa Catarina 9%,São Paulo 7%)Esses é só um exemplo.O demagogo alagoano, que disse que o estado era um exemplo de ajuste fiscal diz que não tem dinheiro.É mole ou quer mais?O parlapatão está se perdendo.Assim fica difícil.

  2. Maria

    Sinteal tá recebendo alguma gratificação numerosa do governo Renan Filho? Se não estiver se manifeste os professores estão esperando .Ou estão com os pés presos.

  3. Carlos Ferro

    Caro Edvaldo Cada vez mais os servidores do executivo são humilhados e execrados.O governador escolheu os servidores do executivo, como boi de piranha.isso é o que dá reeleição.Mas esperar o que de um governo demagogo desse?Não se admite um servidor estadual da saúde nível médio receber 730,00.Enquanto isso o que existe de cargos comissionados é uma festa.Mas vamos em frente,um dia isso muda.

  4. Flor

    E o décimo quinto dos pessoal da Educação? Será que foi só promessa? Essa tal de promessa, promessa, promessa, conversa bonita.

  5. Carlos Ferro

    Caro Ricardo!
    Cada vez mais os servidores do executivo são humilhados e execrados.O governador escolheu os servidores do executivo, como boi de piranha.isso é o que dá reeleição.Mas esperar o que de um governo demagogo desse?Não se admite um servidor estadual da saúde nível médio receber 730,00.Enquanto isso o que existe de cargos comissionados é uma festa.Mas vamos em frente,um dia isso muda.

  6. José

    Enquanto isso o governador viaja para assistir jogos e passear… Parece que as coisas só estão ruins para os servidores.

  7. Daniel Soares da silva

    Após as eleições tudo fica apertado, principalmente se a gestão é a segunda !

  8. PROGRESSISTA PORRETA

    ESSE DESGOVERNO SAFADO TÁ PROTELANDO PQ OS SERVIDORES ESTÃO QUIETOS. OS SINDICATOS E OUTRAS REPRESENTAÇÕES PARECE SUBJUGADAS E , TAMBÉM NÃO SE MANIFESTA. NEM PRA DAR UMA SATISFAÇÃO.
    SE FORMOS TODOS PARAR A MÁQUINA DE UMA SÓ VEZ, QUERIA VER SE O SABUJO DO REINÃOZINHO NÃO SE MANIFESTAVA!
    QUEM TÁ SENTINDO NA PELE O EFEITO DESSE DESCASO SOMOS NÓS, OS SERVIDORES. PORTANTO SOMOS NÓS MESMOS QUEM DEVE TOMAR A INICIATIVA DE PROTESTAR.

Comments are closed.