“FPI agrava crise na bacia leiteira de Alagoas”, diz deputado
   20 de agosto de 2019   │     19:40  │  2

Não se discute o mérito da operação. Mas seus métodos. Em alguns casos beiram a truculência. Não bastasse fechar negócios de pequenos produtores rurais, “criadores de passarinhos” são tratados como bandidos perigosos.

Exagero? Em operações anteriores, vários produtores rurais reclamaram da truculência. Donos de pequenos negócios perderam tudo. E alguns ainda tem pendência na Justiça.

Os crimes? Uma queijaria de fundo de quintal ou uma pocilga. Se a dose é exagerada, o remédio vira veneno.

E ao que parece a nova edição da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), iniciada no dia 5 de agosto, passou do ponto mais uma vez.

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB), que tem base eleitoral na região da bacia leiteira, fez um discurso duro na Assembleia Legislativa de Alagoas nesta terça-feira.

A crítica também sobrou, ainda que indiretamente, para o governo do Estado. “Não dá para o governo apoiar uma operação como essa, que veio agravar mais a situação da bacia leiteira. Estamos tentando sobreviver e a FPI chega para aumentar as dificuldades que os nossos produtores já enfrentam”, aponta Paulo Dantas.

A reclamação do deputado é justa? Pergunte a quem teve sua casa “invadida” e perdeu tudo.

O Executivo “cedeu” mais uma vez e mandou um batalhão de gente (a que custo?) para participar da FPI. Algo que o governador Renan Filho já tinha dito, antes, que não faria.

Desproporcional

A cada edição, durante duas semanas, a FPI promove uma verdadeira devassa em determinadas regiões do Estado. O alvo dessa vez parece ter sido a bacia leiteira.

A fiscalização, se considerada a realidade da região, que sofre a ausência do serviço público (especialmente nas etapas de orientação ou apoio para pequenos empreendimentos urbanos ou rurais) é desproporcional. São mais de 20 instituições que integram a FPI, com cerca de 100 profissionais distribuídos em 11 equipes.

Imagina essa turma chegando, acompanhada de homens armados, para fechar uma pocilga ou lacrar uma queijaria?

A 9ª etapa da FPI, segundo seus organizadores, iria atuar em diversas frentes, a exemplo do combate ao lançamento de efluentes sólidos e líquidos nas águas, além da captação irregular de recursos hídricos, supressão de vegetação, comércio de animais silvestres, pesca predatória e gestão inadequada de lixo. A produção irregular de produtos para consumo humano também foi alvo da fiscalização, atenta, ainda, à estrutura de unidades de saúde e à necessidade de preservação de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e ciganos.

Bacia Leiteira

No seu discurso, o deputado Paulo Dantas saiu em defesa da bacia leiteira. Entre outros pontos cobrou a regularização do pagamento do programa do leite e apoio do governo para a reabertura da antiga fábrica da Camila.

Paulo Dantas cobra ações do governo para a bacia leiteira de Alagoas

Paulo Dantas relata a situação de dificuldade enfrentada pelos produtores da Bacia Leiteira

A grave crise pela qual passa a cadeia produtiva de leite em Alagoas, motivou o deputado Paulo Dantas (MDB) a usar a tribuna da Casa durante a plenária desta terça-feira, 20. Entre os apelos para combater a crise, Dantas pediu ao Governo do Estado a reabertura da antiga Fábrica de Beneficiamento de leite Camila e a regularização do calendário de pagamento do Programa do Leite, sendo este último extensivo também ao Governo Federal.

Veja aqui, na íntegra: Dantas relata a situação de dificuldade enfrentada pelos produtores da Bacia Leiteira

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Johann Sebastian Bach

    Resumão do dia:
    – 37 reféns libertados com sucesso
    – Haddad condenado a 4 anos e seis meses de prisão por caixa 2
    – 500 dias de Lula preso
    – Crédito imobiliário reduzido em até 50%
    – Brasil extraditando sequestrador do publicitário Washington Olivetto em 2001…

    É ou não é Divaldo…
    É ou não é vermelhas…

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏
    😁😄😃🤣😂😀🤡👍

  2. Alagoas

    PARABÉNS, DEPUTADO PAULO DANTAS, PELA DEFESA DOS MAIS HUMILDES TRABALHADORES , DONOS DE QUEIJARIAS DO SERTAO E DEMAIS MUNICIPIOS DE ALAGOAS QUE ESTÃO SENDO PERSEGUIDOS POR CRIAR PORCOS E PÁSSAROS EM GAIOLAS, DEPUTADO QUEM FAZ QUEIJO, MANTEIGA, CRIA UMA VACA UM PORCO OU CRIA UM PÁSSARO EM GAIOLAS NÃO SÃO BANDIDOS, NÃO ROUBAM E NÃO MATAM. ESSA OPERAÇÃO ESTÁ ACABANDO COM PRODUTORES DE LEITE E DEMAIS ATIVIDADES.

Comments are closed.