Deputado e vice são favoritos para prefeitura em Arapiraca, aponta pesquisa
   9 de setembro de 2019   │     16:54  │  0

Pesquisa eleitoral para muitos é mais do que um simples retrato do momento. Nem todos que encomendam o levantamento autorizam a sua divulgação.

Várias pesquisas foram realizadas em Maceió nas últimas semanas. Cheguei a ver o resultado de três. Mas os resultados vão ficar na gaveta, porque os contratantes preferem usar a informação como estratégia.

Como anda o quadro em Maceió? Embolado. Pelo que vi, os favoritos são, pela ordem João Henrique Caldas, Davi Davino Filho (PP) ou Ronaldo Lessa (PDT), a depender do instituto e Alfredo Gaspar (sem partido).

Pesquisa na segunda maior cidade do Estado, até agora, só tinha ouvido falar. Um levantamento, no entanto, foi divulgado nesse final de semana.

A pesquisa, realizada pelo instituto Inape, aponta que o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) e o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) estariam empatados tecnicamente se as eleições fossem hoje. Nezinho, no entanto, tem vantagem sobre Barbosa na pesquisa estimulada.

A pesquisa, segundo o Inape, foi do tipo quantitativa e realizada na zona urbana de Arapiraca no dia 05 de Setembro de 2019 (o Inape não informou o número de entrevistados). A margem de erro segundo o instituto é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Isso quer dizer, que se levarmos em conta a Margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Na simulação do voto espontâneo, segundo o Inape, Luciano Barbosa teve das citações 17%,

Ricardo Nezinho também teve 17%, Rogério Teófilo (5%), Tarcísio Freire (2%), Indeciso (43%), Branco/nulo (13%) e Não respondeu (3%).

Já na simulação do voto estimulado, segundo o Inape, Ricardo Nezinho ficou com 33%, seguido de

Luciano Barbosa (30%), Tarcísio Freire (13%), Rogério Teófilo (5%), Fabiana Pessoa (1%), Indeciso (6%), Branco/nulo (9%) e Não respondeu (3%).

O levantamento também divulgou a avaliação do atual prefeito de Arapiraca, Rogério Reófilo. Confira no link abaixo.

Mande aqui sua pesquisa: 

Alguém pode até discordar dos números do Inape em Arapiraca. Mas por enquanto é o que temos no município. Quem quiser que mande aqui sua pesquisa. O blog divulga.

Saiba mais:

Em Arapiraca, Ricardo Nezinho e Luciano Barbosa estão empatados, aponta o Inape Pesquisa