Pesquisa ‘requentada’ para prefeito de Maceió vira gafe nos bastidores
   18 de setembro de 2019   │     23:20  │  0

A primeira reação não foi diferente do que se podia esperar. Pesquisa sobre a intenção de votos para prefeito de Maceió? Logos os resultados se espalharam pelas redes sociais e ganharam as páginas de importantes veículos de comunicação.

Recebi um ‘print’ da pesquisa ainda na terça-feira a noite. Sai em busca do levantamento completo. Afinal, tratava-se de um levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, um instituto considerado sério.

Logo um ‘turbilhão’ de mensagens, de comentários, de avaliações começaram a circular com o “retrato do momento” na capital das Alagoas. João Henrique Caldas (PSB) e Ronaldo Lessa (PDT) foram apontados como favoritos em vários títulos. E até Rodrigo Cunha (PSB) ganhou as manchetes como o mais citado na pesquisa.

Fora de Maceió, durante parte do dia, me deparo nesta quarta-feira (18) a tarde com a repercussão da pesquisa. Praticamente todos os principais portais e até blogueiros experientes reproduziram os resultados como se fosse um fato novo.

Não, não era. Trata-se na verdade de pesquisa realizada há exatos seis meses. Divulgada aqui e em vários outros veículos. Aí ficou fácil amarrar os pontos e desvendar o “mistério”.

Na Assembleia Legislativa de Alagoas, por onde circulei na tarde desta quarta, a “informação quente” começou a ser tratada primeiro como “conspiração”. Depois virou apenas uma gafe, sabidamente alimentada por um grupo de “soldados digitais” de um dos candidatos que aparece bem posicionado na pesquisa.

Agora, a gafe pode virar “tiro no pé”. Pelo que se sabe novas pesquisas devem ser divulgadas em Maceió nos próximos dias.

Vale a pena ficar de olho para conferir qual a real situação de JHC, Lessa, Cunha e de outros nomes que foram citados no levantamento. E claro, também vale ficar de olho na data da pesquisa. Afinal, o melhor lugar de pesquisa velha é a gaveta. O resultado serve, desde que seja como referência de um momento que já passou ou para comparação com uma nova pesquisa. E só.

A origem de tudo

Toda essa história começou com a publicação de uma reportagem da Gazeta do Povo, grupo de comunicação de Curitiba, PR, no dia 16 de setembro passado.

A reportagem da Gazeta do Povo reuniu pesquisas realizadas pelo Paraná Pesquisas durante este ano para traçar o cenário eleitoral em oito capitais.

Das pesquisas, a mais recente foi realizada em Salvado em 18 de agosto. A de Maceió foi uma das mais antigas. O levantamento aqui foi em março passado, já passados longos seis meses.

Veja aqui a reportagem que ajudou a requentar a pesquisa em Maceió:

“Eleições 2020: pesquisas apontam favoritos na disputa para prefeito em 8 capitais”

Vale a pena ler de novo

A pesquisa também foi publicada neste blog, mas no dia 19 março, para rever acesse o link:

Rodrigo, JHC, Lessa e Gaspar surgem como favoritos para a prefeitura de Maceió

Logo em seguida o blog também publicou outras pesquisas em Maceió, já com resultados diferentes e a inclusão de outros nomes que não foram citados no Paraná. Veja aqui:

Davi Filho e Gaspar, os nomes que ‘ameaçam’ JHC na disputa pela prefeitura de Maceió