Brito para fala da “Missão China” na ALE; o próximo é Luciano Barbosa
   2 de outubro de 2019   │     20:21  │  0

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rafael Brito, antecipou a ida a Assembleia Legislativa de Alagoas.

A reunião prevista para esta quinta-feira, 3, mas foi realizada nesta quarta-feira, 2. “A antecipação se deu em razão de compromisso do secretário no interior (Governo Presente). Os deputados compreenderam a necessidade e decidiram conversar co mele hoje”, explicou Sílvio Camelo, líder do governo na Assembleia Legislativa de Alagoas.

No encontro, quem “inquiriu” Brito foram os deputados Davi Maia (DEM) e Cabo Bebeto (PSL). Mas tudo transcorreu dentro o esperado.

O secretário, segundo Camelo, estava preparado para a reunião: “ele explicou as razões da viagem a China e atendeu as expectativas da Casa”, pondera.

A próxima reunião dos deputados com um secretário de governo não deve, no entanto, ser tão tranquilo assim. O vice-governador Luciano Barbosa confirmou que vai atender “convite” da ALE para falar sobre Escola 10 e outros programas e problemas da Educação.

Mas a ida de Barbosa foi novamente adiada. “Seria na próxima semana, mas ficou para o próximo dia 17, em razão de uma solicitação do deputado estadual Marcelo Beltrão (MDB). Como ele é presidente da Comissão de Educação e não poderá estar presente na próxima semana, chegamos a um entendimento e a reunião com Luciano Barbosa foi marcada para o próximo dia 17”, aponta Camelo.

A reunião com Barbosa promete ser um pouco mais tensa. Mas Camelo avalia desde já que o vice tem tudo para se sair bem: “de fato existe um interesse maior de vários deputados nessa reunião, mas acredito que o vice-governador virá muito bem preparado”, aponta Camelo.

 

Rafael Brito participa de reunião com deputados estaduais na Assembleia Legislativa

Versão oficial

A assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa registrou a reunião entre Rafael Brito e os deputados. Veja:

Secretário Rafael Brito presta esclarecimentos sobre Missão China e Consórcio Nordeste

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito esteve nesta quarta-feira, 2, na Assembleia Legislativa para conversar com os deputados sobre as ações de sua secretaria e em especial sobre a viagem da comitiva de Alagoas à China e sobre o consórcio Nordeste. Brito explicou que uma das missões de sua pasta é auxiliar o Governo do Estado no planejamento e gestão de políticas públicas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e o turismo.

Sobre a Missão China, em que foi o chefe da delegação, Rafael Brito esclareceu que o objetivo da viagem foi o estreitamento das relações com investidores chineses. “Estivemos na China para buscar novos investimentos e mostrar que Alagoas tem solidez fiscal, está reduzindo a violência e tem melhores incentivos fiscais que os estados do Nordeste e do Sul do país. Por isso é importante fazer não só a Missão China, mas também outras missões que possam mostrar Alagoas ao mundo e colocar nosso Estado dentro do jogo dos investimentos internacionais”, justificou.

O secretário destacou que o objetivo foi buscar investidores para grandes projetos, que possam gerar empregos, renda e qualidade de vida para a população. “Já temos resultados práticos como a ampliação da fábrica de fibras ópticas ZTT, no Polo Industrial de Marechal Deodoro, e a instalação da GsPak, fabricante de embalagens longa vida”, afirmou.

Sobre o Consórcio Nordeste, Rafael Brito defendeu sua criação e informou sobre edital para uma grande compra de insumos para a saúde pública dos nove estados do Nordeste, segundo o secretário, esta iniciativa irá baixar consideravelmente o preço final dos medicamentos. “A partir do momento que o consórcio possa fazer esse tipo de compras não só na Saúde, mas também na Educação e na Segurança Pública, vamos ter uma grande vantagem em relação às licitações por causa do volume e isso irá baratear o preço final das mercadorias”, destacou.

Por fim o secretário defendeu a importância da se prestar contas aos deputados e destacou o projeto de criação do Fundo de Equilíbrio Fiscal do Estado de Alagoas, que está tramitando na Assembleia Legislativa. “É um fundo criado por todos os Estados da federação que tem como objetivo viabilizar a manutenção do equilíbrio das finanças públicas estaduais. Em Alagoas este fundo é usado exclusivamente para fins de desenvolvimento econômico e é com este dinheiro que temos promovido o turismo, obras de infraestrutura em pólos industriais e desapropriados áreas para receber novas indústrias”, concluiu.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Sílvio Camelo (PV), disse que vários secretários já estiveram na Casa e outros virão para prestar esclarecimentos aos parlamentares. Ele disse que os secretários estão apresentando suas ações e esclarecendo as dúvidas dos deputados. “Toda vez que um secretário do Governo do Estado vem a esta Casa é positivo, porque aproxima o Poder Executivo do Poder Legislativo. Todas as dúvidas são dirimidas com essas reuniões e com o secretário Rafael Brito não foi diferente”, afirmou.

Também participaram da reunião os deputados Cabo Bebeto (PSL), Davi Maia (DEM) e Breno Albuquerque (PRTB). Ainda estiveram presentes técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Thiago Falcão.

Leia aqui na íntegra: Secretário Rafael Brito presta esclarecimentos sobre Missão China e Consórcio Nordeste