‘Esquece o PSL, tá ok?’: ou Bolsonaro assume o comando ou deixa o partido
   8 de outubro de 2019   │     20:43  │  0

A família Bolsonaro quer um partido para chamar de seu. E não faz segredo disso. Pode ser o PSL ou uma nova legenda. Em fevereiro deste ano, o filho 03 (Eduardo) revelou planos para criação de um novo partido.

As críticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao seu partido, ‘vazadas’ nesta terça-feira revelaram uma disputa pelo comando da sigla. Segundo vários analistas, existe um movimento interno de descontentamento com o presidente da legenda, Luciano Bivar (PE).

Tudo isso faltando um ano para eleições municipais de 2020 e em meio a novos episódios de suspeitas do uso de candidaturas laranjas em 2018.

“Bolsonaro quer mais espaço para protagonizar internamente no partido, mudança de integrantes da Executiva Nacional e controle da burocracia partidária por meio de seus aliados”, observam os analistas da XP Política – segundo a Infomoney.

Aliados de Bolsonaro avaliam que a defesa por uma “reformulação” levou Bolsonaro a adotar um tom mais contundente.

Mantido o atual cenário, não está descartada a criação de um novo partido. Um dos caminhos seria a reedição da antiga UDN (União Democrática Nacional), processo que está em fase final de criação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esquece
O recado do presidente foi obra do ‘acaso’ bem calculado. Hoje Bolsonaro foi abordado por um apoiador na saída do Palácio da Alvorada. O pré-candidato pelo PSL no Recife (PE), gravou um vídeo dizendo “Eu, Bolsonaro e Bivar juntos por um novo Recife”.

O presidente reagiu: “Cara, não divulga isso não, pô. O cara tá queimado para caramba lá. Vai queimar o meu filme também. Esquece esse cara, esquece o partido”.

Para alguns parlamentares, a fala do presidente foi encarada como como uma atitude concreta de que ou Bolsonaro assume a liderança do partido ou procurará outra sigla.

Alagoas
Se Bolsonaro mudar de partido, deverá ser acompanhado por seus apoiadores Brasil afora. Alagoas não será exceção. Mas essa é outra história.

Análise
Quer entender melhor no que isso vai dar? Recomendo o texto da Infomoney: Bolsonaro x PSL: O que está por trás da nova briga entre presidente e partido?

Saiba mais
Esquece o PSL, tá ok?’, afirma Bolsonaro ao falar com apoiador em Brasília