No sertão prefeita aumenta diferença sobre adversários, aponta pesquisa
   6 de novembro de 2019   │     21:28  │  0

O Ibrape realizou uma nova rodada de pesquisas na “capital da bacia leiteira”. O levantamento foi realizado em Batalha no dia 26 de outubro passado.

Foram 800 entrevistas de eleitores com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

De acordo com a nova pesquisa Ibrape, se as eleições fossem hoje a atual prefeita do município sertanejo, Marina Dantas (MDB) seria reeleita.

O levantamento aponta que Marina ampliou a diferença sobre os principais adversários. Na pesquisa divulgada aqui em agosto, a atual prefeita tinha uma ‘vantagem’ de 31 pontos percentuais sobre Renata Douca, com quem concorreu nas eleições de 2016.

No novo levantamento, Marina ampliou essa diferença em 10 pontos percentuais para 41 pontos percentuais.

Na questão espontânea (“Se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem o (a) Sr. (a) votaria?), a atual prefeita lidera. Marina Dantas teve 36 % das citações, seguida de Renata Douca (11,5 %), Paulo Dantas (2,7 %), Fábio Wanderley (0,7%) Xico Douca (0,7%), Mário César (0,1 %), Aloisio Rodrigues (0,1 %), Zinho de Paizinho (0,1%) e Ângelo Rodrigues (0,1%). Não Sabe 47,9%.

Na questão estimulada, na simulação 1, quando os nomes dos eventuais candidatos são apresentados, Marina Dantas teve 62% das intenções de voto, seguida de Renata Douca (21 %) e Fábio Wanderley (4%). Indeciso, 6 % e Branco / Nulo 7 %.

Na simulação 2, que testou o confronto direto, Marina teve 63% contra 22% de Renata. Indeciso, 7% e Branco / Nulo 8%.

Na rejeição (Se a eleição para prefeito fosse hoje em quais destes nomes o (a) Sr. (a) não votaria de jeito nenhum?) Marina Dantas teve 13%, seguida de Renata Douca (30%) e Fábio Wanderley (43%). Rejeitou todos, 6%. Não sabe não opinou, 23%.

Avaliação

O Ibrape também avaliou a gestão da prefeita (Na sua opinião, a administração da prefeita Marina Dantas, até o Momento, está). Dos entrevistados, 10% responderam Ótimo, Bom 52 %, Regular 23%, Ruim 9%, Péssimo 6% e Não Sabe 0 %.

A gestão da prefeita também foi avaliada (O (a) Sr. (a) aprova ou desaprova a maneira como a prefeita Marina Dantas vem administrando?) . Veja os resultados: Aprova 79 %, Desaprova 19%, Não Sabe / Não Opinou 2%.

Vale a pena ler de novo

Veja o resultado da pesquisa de agosto de 2019 em Batalha: Prefeita seria reeleita no sertão com quase 60% dos votos, aponta Ibrape