Lessa, Heloísa e JHC juntos: será que eles vão seguir a ‘orientação superior’?
   29 de novembro de 2019   │     0:05  │  0

Não é segredo para ninguém. PSB, PDT, Rede e PV negociam uma aliança de centro-esquerda para 2020. A estratégia definida nacionalmente é que as quatro siglas priorizariam apoios entre si para eleger candidatos a prefeitos das legendas.

Nomes conhecidos destes partidos, a exemplo de Ciro Gomes e Carlos Lupi (PDT), Randolfe Rodrigues (Rede), Alessandro Molon e Carlos Siqueira (PSB) e Luiz Pena (PV) articulam a formação dessa frente que tem avançado em encontros realizados ao longo deste mês em Brasília. .

Se a aliança der certo em 2020, o bloco marcharia unido até 2022 em torno de Ciro Gomes, pré-candidato a presidente.

Outro detalhe importante é que os dirigentes destes partidos decidiram se manter ‘distantes’ do PT e do ex-presidente Lula.

Para viabilizar as alianças, os presidentes nacionais do PDT e PSB, Carlos Lupi e Carlos Siqueira, aparam arestas estaduais para alinhar a aliança de centro esquerda nas disputas municipais.

Terão trabalho redobrado em Maceió. Na capital das Alagoas, os presidentes estaduais do PDT, Ronaldo Lessa e do PSB, João Henrique Caldas, estão em lados bem diferentes e não dão o menor sinal de será possível uma aliança nas eleições municipais.

Mais complicada ainda é a situação do PV. Em Alagoas o partido está alinhado ao grupo do governador Renan Filho e deve apoiar o candidato a prefeito de Maceió que tiver o apoio do governo.

Heloísa Helena (Rede) dá sinais de que pode se coligar com Lessa e o PDT, mas segundo alguns interlocutores teria dificuldades de fazer aliança com o PSDB, embora não tenha restrições a Rui Palmeira. “Se Ronaldo tiver o apoio de Rui não será problema pra Heloisa”, avisa um atento observador.

Pelo que se sabe Lessa tem conversado com o prefeito sobre uma possível (provável?) aliança para 2020. Mas essa é outra história.

Saiba mais:

Veja aqui textos sobre a aliança de centro-esquerda:

PSB, PDT, REDE E PV NEGOCIAM ALIANÇA PRA ELEIÇÕES DE PREFEITO

PDT e PSB afinam aliança para eleições de 2020