Gaspar ‘surpreende’ e antecipa saída do MP para esta segunda-feira, 2
   1 de março de 2020   │     19:50  │  0

Quem apostou que ele não sairia – e pode ter certeza que foram feitas várias apostas dinheiro e algumas testemunhei – deve perder.

A lógica era de que Alfredo Gaspar de Mendonça Neto não abriria mão de uma carreira no Ministério Público de Alagoas. Como trocar o alto salário, a estabilidade e inúmeras outras vantagens por um futuro incerto?

Como candidato, no mesmo pé de igualdade que outros políticos, o atual procurador Geral de Justiça de Alagoas, é apontado como um dos favoritos, mas também existe  chance  – para ele, assim como para os outros –  de perder.

A família, diziam, era contra. Era. O ‘sonho’ falou mais alto e todos os amigos e parentes mais próximos que antes resistiam a ideia passaram a apoiar o novo projeto de Gaspar. Antes, em 2018, ele ensaiou uma candidatura ao Senado. Recuou. Agora, Alfredo mira a prefeitura e desta vez promete deixar a carreira no MP/AL

Seja o que for, a partir desta segunda-feira, 2, as dúvidas em relação a decisão de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto acabam.

Ele deve comunicar formalmente sua decisão de deixar o comando do Ministério Público de Alagoas e a carreira de promotor durantea 2ª Reunião Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, convocada para esta segunda-feira (2), na sede MP/AL.

A convocação para a reunião foi feita oficialmente no Diário Oficial do MP/AL, em edição suplementar (veja abaixo).

Antecipando

A antecipação de Gaspar ‘surpreende’. A previsão inicial era deixar o cargo no próximo dia 5. Mas existiam informações de que ele poderia adiar por mais alguns dias.

A decisão de deixar agora o MP/AL, segundo ‘leitura’ de especialistas em direito eleitoral daria a Alfredo a condição de ser candidato mesmo que a ‘quarentena eleitoral’ para promotores seja aprovada na Câmara dos Deputados a partir da próxima terça-feira, 4.

Sobre isso recomendo ler os textos anteriores.

Veja a convocação

A edição suplementar do Diário Oficial do Ministério Público de Alagoas reforça a tese de que Gaspar decidiu antecipar, ainda que em dois dias, a saída do MP/AL. Por regra, uma edição suplementar só ocorre, em casos como esse, quando a convocação ou ato é de “última hora”.

Veja o texto da convocação:

Pautas de Reunião

PAUTA DO COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA

2ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – 2/3/2020

Convoco os Senhores Procuradores de Justiça para a 2ª Reunião Extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, a se realizar na Sala Joubert Câmara Scala, localizada no 4º andar do edifício-sede, na data de 2 de março de 2020, segunda-feira, às 10h, com o objetivo de tratar de assuntos institucionais.

Gabinete do PGJ/MPE/AL, 27 de fevereiro de 2020

Márcio Roberto Tenório de Albuquerque – Procurador-Geral de Justiça em exercício

Vale a pena ler de novo 

Projeto que “tira” Gaspar das eleições em Maceió será votado na Câmara

Gaspar deixa MPE no próximo dia 5 e não se preocupa com ‘quarentena’

50