Vereadora do MDB pode ser candidata prefeita de Arapiraca com apoio de Teófilo
   8 de março de 2020   │     13:24  │  0

A capital do agreste vive uma situação tão inesperada na política quanto a de Maceió. Em Arapiraca todos os candidatos podem sair da ‘oposição’, inclusive o nome a ser apoiado pelo atual prefeito, Rogério Teófilo (PSDB).

A ‘oposição’, neste caso, claro, é maneira de falar. Explico.

Pelo menos dois pré-candidatos de grupos adversários ao atual prefeito já foram lançados na segunda maior cidade de Alagoas. Cícero Valentim (PSD) e Hector Martins (Cidadania).

A vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa (Republicanos) também será candidata a prefeita – e de oposição – desde que não feche aliança com o vice-governador Luciano Barbosa (MDB).

E é aí que o jogo fica mais interessante.

O vice-governador de Alagoas já confidenciou a várias pessoas que pretende ser candidato a prefeito nas eleições deste ano. Aos mais próximos ele costuma dizer que ter sido prefeito de Arapiraca foi a função que mais gostou de ocupar e seria nessa condição que gostaria de encerra a carreira política.

Se for candidato, Barbosa terá o apoio do deputado federal Severino Pessoa ( Republicanos) e Fabiana será sua vice.

Se ele não for, quem deve ser o candidato a prefeito do partido é o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), que disputou com Rogério Teófilo em 2016 e perdeu por uma pequena diferença.

Por isso, a dúvida na oposição continua em torno de Luciano Barbosa (MDB).

Enquanto Barbosa não se define, o grupo do prefeito Rogério Teófilo – que não deve disputar a reeleição – trabalha para viabilizar um nome para a sucessão do atual prefeito.

Segundo informações de bastidores, o prefeito Rogério Teófilo está disposto a não disputar a reeleição, principalmente em virtude da baixa popularidade e dos problemas de saúde.

A decisão já teria sido tomada há algumas semanas. O nome para sua sucessão seria o da vereadora Gilvania Barros.

Filiada ao MDB, Gilvânia já foi lembrada várias vezes para disputar a prefeitura de Arapiraca. Se tudo sair como programado, a vereadora deixa o partido e migrar para o PSDB. Esse seria o plano de Teófilo, mas… Caberá ao senador Rodrigo Cunha, presidente estadual do PSDB, a palavra final.

Teófilo também pretende colocar seu filho, Moacir Neto, como candidato a vice na chapa. Esta seria a condição para tirar seu próprio nome da disputa.

Durante as últimas eleições, Gilvania sempre foi colocada como uma das favoritas para câmara. Porém, a parlamentar tem dito a correligionários que seu desejo é disputar a majoritária.

Vale lembrar que Gilvania é esposa do ex-vereador Ted Pereira e irmã do ex-deputado Gilvan Barros, além de ser tia do deputado Gilvan Barros Filho (PSD).

Gilvânia não confirma a sua pretensão de disputar a prefeitura da cidade mais importante do interior de Alagoas, mas correligionários e eleitores mais próximos informam que a vereadora já abriu diálogo com a sua base política para tomar a decisão