Fecoep deve ser usado para doação de kits de limpeza, defende deputado
   23 de março de 2020   │     16:20  │  0

Como as populações mais carentes de Alagoas vão seguir as recomendações das autoridades de saúde no enfrentamento do novo coronavírus?

Álcool gel, máscaras? Muitos moradores das comunidades mais carentes não tem sequer acesso a água.

Uma saída pode ser a doação de kits de limpeza para os mais pobres. É o que aponta o deputado estadual Davi Davino Filho (PP).

O parlamentar defende a doação de kits de limpeza e de alimentos com recursos do Fecoep – Fundo Estadual de Combate a Pobreza.

“Estamos num momento crítico no nosso país. O que me deixa ainda mais preocupado é a situação das famílias mais carentes, dos mais vulneráveis, que tem acesso limitado a água, a sabão, a álcool ou qualquer outro tipo de material de limpeza”, diz.

O deputado diz que a saída pode ser o uso dos recursos do Fecoep: “estou fazendo um apelo, uma sugestão ao governo do Estado para que convoque extraordinariamente o Fecoep, com o objetivo de destinar recursos que possam garantir o mínimo de acesso dessas pessoas a uma cesta básica e especialmente aos materiais de limpeza, ações que podem amenizar o sofrimento destas pessoas”, aponta Davi Filho.

O deputado chama ainda a atenção do Governador Renan Filho, não só para a convocação extraordinária do Conselho do FECOEP, mas também da elaboração de um plano extraordinário para garantir o acesso das famílias vulneráveis a insumos necessários à prevenção ao Coronavírus, a exemplo de água e material de limpeza.

Davi Filho destaca que pode ser utilizada a experiência da Defesa Civil Estadual para a execução de ações que resultem em assistência imediata à população carente. “Dessa forma será possível superar esse momento crítico que mais drasticamente as famílias mais vulneráveis e precisam de modo urgente de proteção ainda maior por parte do Estado”, afirma o deputado.