Governo de AL “empareda” Bolsonaro: academias, salões e barbearias seguem fechados
   12 de maio de 2020   │     13:20  │  7

O governador de Alagoas fez o que se esperava. Mesmo com o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que incluiu salões de beleza, barbearias e academias de ginástica na lista de atividades essenciais, Renan Filho informou através de sua conta no Twitter, que essas atividades seguem suspensas no Estado.

O decreto de Bolsonaro foi mais uma tentativa de emparedar governadores que apostam no isolamento social como medida mais eficiente para conter o rápido avanço dos casos de Covid-19 em seus Estados.

No Twitter, Renan Filho foi direto ao ponto: “As atividades de academias, clubes, centros de ginástica e similares, além de salões de beleza e barbearias, seguem suspensas em todo Estado até o dia 20 de maio. O Decreto 69.722 mantém fechados segmentos da economia cujo funcionamento gera aglomeração e proximidade entre as pessoas. Essa é uma forma de diminuir o avanço do contágio da Covid-19 em Alagoas.”.

Agora é o decreto de Bolsonaro que está “emparedado” em mais um capítulo na disputa política em meio a pandemia no Brasil.

Ao incluir essas e outras atividades na lista de serviços essenciais, Jair Bolsonaro cria uma tremenda dor de cabeça para governadores e prefeitos de acrescenta um pouco mais de caos em meio a pandemia.

Algumas atividades em Alagoas foram reabertas a partir de decretos federais. É o caso, por exemplo, das lojas agropecuárias.

Qual decreto os proprietários de academias, salões e barbearias vão seguir? Essa é mais uma questão que pode sobrar para o judiciário.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que governadores e prefeitos tem autonomia para determinar as regras de isolamento social.

O problema é que um decreto federal está acima de decretos municipais e estaduais.

É bronca das grandes.

 

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ricardo Pereira - Realidade do Povo

    O que realmente está acima de qualquer Decreto é o simples ato responsável de salvar vidas, algo que o Governador de Alagoas Renan Filho, tem desempenhado de forma ímpar em sua gestão. Diferente do chefe da Nação, que tem feito muito pouco caso deste problema pandêmico, de crise sanitária mundial. Parece que aqui em Alagoas, o termo salvar vidas incomoda muita gente. E este tipo de gente, parecem não entender que, estes aos quais o Governo do Estado tenta defender e proteger, são na sua grande totalidade os que vivem em risco e vulnerabilidade social. Todos nós estamos sujeitos à sermos infectados, é claro e evidente. Porém, não é esta a discussão que vem sendo posta à mesa, mas a incapacidade de nosso e qualquer sistema de saúde não suportar e entrar em caos total. Não temos profissionais da saúde em suficiência. Médicos, enfermeiros, faxineiros, atendentes, maqueiros, seguranças, todos em uma linha de frente e dia a pós dia, sendo expostos e colocando suas vidas em risco de morte, como já temos visto. Isto não toca à vocês? Os Governadores estão fazendo o máximo de sua autoridade para conter o avanço desta doença. E o que tem feito o chefe desta Nação? É de responsabilidade do Chefe da Nação, cuidar dos seus. Isto é Constitucional. Desde que estas terras foram descobertas e se tornaram independente, que impostos são arrecadados, e para onde foi o dinheiro desta Nação? onde estão as reservas financeiras deste País? Será que a arrecadação dos impostos só servem para os gastos públicos com obras de infraestrutura? Acredito que não. Mas também para serem utilizados em tempo de guerra. Estamos em temo de guerra e nosso inimigo é invisível. Atingi e atingirá eu e vocês. E principalmente os que estão às margens de nossas lagoas, riachos, córregos, aldeias, grotas, baixadas, ou seja aqueles que estão em risco e vulnerabilidade social e não apenas os que estão nos arranha céus das grandes construções de nossa orla marítima. Cabe no entanto, o Governo Federal fazer intervenção sim, mas não esta que querem e foi a maior vergonha deste País, ao qual se resultou no AI-5. A intervenção que se precisa ser feito é uma intervenção financeira, onde cpf’s e cnpj’s sejam salvos, como foi feito em muito países europeus, que possuem responsabilidade com a vida de seus patriotas.
    Governador Renan Filho, eu e minha comunidade estamos com a sua sã decisão.

    #FIQUEMEMCASA

  2. Santos

    Sinceramente, já que existe uma infinidade de empresas comerciais e de serviços abertos, porque não podem funcionar os salões de beleza, barbearias e academias de ginásticas?

    Qual é o problema de funcionarem se tiverem as mesmas precauções dos estabelecimentos já abertos?

    Por mim, abria tudo ou fechava tudo. Tudo nesse mundo é essencial, desde o alimento, medicação, até mesmo a aguardente, afinal, quem define o que é essencial é o consumidor. O que é essencial para um, pode não ser para o governador, e vice-versa.

  3. Indignado

    Absurdo,ditador e maquiavélico. Não pensa no bem estar de ninguém. Só no dele e da família calheiros toda. Academias (Prevenção da saúde . É só ter fazer o afastamento minímo), Barbearias ( Higiene. Atende apenas 02 cadeiras com uma boa distância). Isso ele proíbe, agora os pedreiros e serventes que trabalham para o estado,como os do hospital metropolitano,( que são dezenas),podem se lascar. As obras não pararam.

  4. Julius Robert Hoppenheimer

    Obs:

    O jornal mais vendido da Europa anunciou neste fim de semana que o bloqueio em resposta à pandemia de coronavírus foi um “grande erro”, citando vários intelectuais públicos críticos à resposta oficial do país.

    Reproduzindo comentários de sete intelectuais conhecidos, o “Das Bild” ressalta a importância de “advertir, duvidar e argumentar” no caso de uma crise pública que envolve a supressão dos direitos fundamentais dos cidadãos.

    O professor Klaus Püschel, por exemplo, um patologista respeitado e chefe do Instituto de Medicina Forense do Hospital Universitário de Hamburgo, argumenta que “no final, o COVID-19 é uma doença viral como a gripe, que na maioria dos casos é inofensiva e é
    fatal apenas em casos excepcionais.

    “É importante observar as consequências da epidemia para ver se o COVID-19 realmente foi a causa da morte”, observa Püschel.
    “Dos aproximadamente 180 falecidos com coronavírus que examinamos agora, todos sofriam de condições pré-existentes graves e não eram crianças ou adolescentes.
    A infecção por COVID-19 foi o canudo que quebrou as costas do camelo.”

    Se liga, Divaldo…

    1000% BOLSONARO!!!
    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    Dados que chocam, mas precisam ser trazidos para o debate. Até agora a Austrália tem menos de 7 mil infectados e menos de 100 óbitos pelo novo coronavírus. Mas outros efeitos da pandemia já chegaram. Segundo o ministro da economia, Josh Frydenberg, o país está perdendo 4 bilhões de dólares australianos por semana. E mais de 700 mil pessoas estão sem trabalho. Essa nova realidade da Austrália trouxe outros dados ainda mais assustadores. Pesquisadores do Brain and Mind Center, da Universidade de Sydney, preveem um aumento de 50% na taxa nacional de suicídios nos próximos cinco anos por causa do impacto econômico e social do lockdown no país. Isso significa dez vezes mais mortes do que as causas do próprio coronavírus. Essas vidas perdidas serão colocadas na conta do coronavírus e daqueles que aceitaram um único modelo como certo? Um problema sempre tem muitas saídas, não aceite o errado como verdadeiro. Me diga o que você acha Divaldo????????

    1000% BOLSONARO!!!
    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  6. Julius Robert Hoppenheimer

    Desde 1985 os comunistas vêm atacando o capitalismo brasileiro, através do confisco tributário e multas, para estatizar os meios de produção. O resultado foi o extermínio de empresas e empregos. Carestia e desemprego, no país mais rico do mundo!!! Sobrestar esse crime, contra o povo, é dever de todos. Principalmente, do Presidente Bolsonaro, que deverá tomar medidas enérgicas, porque o crime não admite diálogo.
    BOLSONARO salve o Brasil!!!
    DECRETE A INTERVENÇÃO FEDERAL!!!

    Decreta, ou não Decreta, Divaldo…

    1000% BOLSONARO!!!
    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

Comments are closed.