AL terá 1,8 mil mortes por Covid-19 até agosto, diz universidade dos EUA
   27 de maio de 2020   │     20:04  │  4

A estimativa é do Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação (IHME), dos Estados Unidos, cujos estudos servem de referência para a Casa Branca.

Ligado à Universidade de Washington, o grupo reviu suas previsões para o Brasil. A partir de um levantamento feito com base em dados de 19 estados brasileiros, a estimativa, é de 125 mil óbitos por Covid-19 no país até agosto deste ano.

No novo estudo, divulgado nessa terça-feira, 26, o IHME inclui a estimativa de casos para Alagoas, que podem chegar a cerca de 1,8 mil óbitos por Covid-19.

Segundo o modelo matemático do IHME, o Brasil ainda tem alguns dias de crescimento no número de óbitos pela frente, seguido de um platô (estabilização da curva), período que deve se estender até a metade de julho, quando as mortes diárias tendem a começar a cair.

De acordo com a estimativa, durante o pico, o país deve se manter em cerca de 1.500 casos letais por dia. Em Alagoas a projeção é de 21 a 22 óbitos por dia nos próximos três meses – a partir de junho até agosto.

O IHME avalia que até agosto 1.788 pessoas vão morrer em Alagoas por Covid-19. No melhor cenário possível para o Estado seriam 938 mortes. No pior caso, o número de óbitos pode chegar a 3.759.

É importante ressaltar que a estimativa do IHME (que vem se confirmando para todos os países do mundo) conta com um intervalo de incerteza bastante amplo no caso do Brasil (representado no gráfico acima pela mancha rosada que cerca a linha pontilhada vermelha) por falta de dados mais confiáveis, a exemplo da testagem de Covid-19.

De acordo com os pesquisadores, essa diferença é resultado de fatores como “disponibilidade limitada de dados, estudos pequenos e dados conflitantes”.

Diante dessa incerteza, o melhor cenário possível para o Brasil, segundo o estudo, seriam 68 mil mortes, enquanto no pior caso, esse número pode chegar a 221 mil, com o número de óbitos em alguns dias potencialmente superando os 3.000.

Veja aqui a estimativa do IHME para Alagoas

Veja aqui a estimativa do IHME para o Brasil

Saiba mais: Universidade dos EUA estima 125 mil mortes por Covid-19 no Brasil até agosto

 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. O analista de Coqueiro Seco

    Essese analistas e cientistas todo dia vem com uma mensagem terrorista. Já teve estudo que afirmou que mais de um milhão e quinhentas mil pessoas morreriam no Brasil. Erraram. Chega de causar pânico no povo, pricipalmente nos nossos pais e avós, os mais atingidos severamente. Lembre de que o pânico e a.preocupacão podem levar a um avc ou infarto.

Comments are closed.